ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Detran-MS passa a exigir agendamento prévio para atendimento em Campo Grande

Exigência vale para todos os serviços presenciais, com exceção apenas de casos de urgência administrativa

Por Viviane Oliveira | 10/02/2026 11:23
Detran-MS passa a exigir agendamento prévio para atendimento em Campo Grande
 Agência do Detran-MS no Shopping Campo Grande (Foto: divulgação)

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou, nesta terça-feira (10) no Diário Oficial, portaria que estabelece a obrigatoriedade de agendamento prévio para o atendimento presencial ao público em todas as agências do órgão localizadas em Campo Grande. A medida entra em vigor sete dias após a publicação, no dia 17 deste mês.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Detran-MS instituiu a obrigatoriedade de agendamento prévio para atendimento presencial em todas as agências de Campo Grande. A medida, publicada no Diário Oficial, determina que as marcações sejam realizadas exclusivamente pelo Portal de Serviços Meu Detran.A nova regra estabelece que a data do agendamento será considerada para fins de cumprimento de prazos legais, mesmo que o atendimento ocorra após o vencimento de documentos. Em casos de pendências, os usuários têm até dois dias úteis para retornar sem novo agendamento.

De acordo com a portaria, o agendamento deverá ser feito exclusivamente pelo Portal de Serviços do Detran-MS, disponível na plataforma Meu Detran. A exigência vale para todos os serviços presenciais, com exceção apenas de casos de urgência administrativa devidamente comprovados e autorizados pela chefia da agência, desde que não comprometam o fluxo normal de atendimentos.

O documento determina ainda que o usuário compareça na data e no horário agendados, portando toda a documentação exigida para o serviço solicitado. Em caso de ausência, será necessário realizar um novo agendamento, conforme a disponibilidade do sistema.

As agências deverão organizar o fluxo de atendimento de forma a respeitar os horários definidos na agenda eletrônica, garantindo o atendimento dentro do período previsto e mantendo controle da capacidade operacional diária. Também será obrigatória a instalação de sinalização visível informando sobre a necessidade do agendamento, o endereço eletrônico para acesso ao sistema e os canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas.

Outro ponto previsto na portaria é que, para fins de cumprimento de prazos legais estabelecidos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), será considerada como data de atendimento a data em que o usuário realizar o agendamento no sistema, e não o dia do comparecimento presencial. A regra se aplica desde que o agendamento seja feito dentro do prazo legal, mesmo que a data disponível para atendimento seja posterior ao vencimento de documentos, como laudos e vistorias.

Caso, durante o atendimento presencial, seja identificada a necessidade de complementação ou correção de documentos, o usuário poderá retornar à agência no prazo de até dois dias úteis, sem a necessidade de novo agendamento, desde que o retorno seja exclusivamente para sanar a pendência apontada e respeite a capacidade operacional da unidade. A portaria foi assinada pelo diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.