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Capital

Eventos esportivos atraem turistas e podem movimentar até R$ 2,8 milhões

Permanência em Campo Grande foi de dois a três dias, e o gasto médio foi de R$ 683,83 por participante

Por Fernanda Palheta | 25/10/2025 07:52
Eventos esportivos atraem turistas e podem movimentar até R$ 2,8 milhões
Corredores participando de prova em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

As corridas de rua vêm ganhando cada vez mais espaço no calendário de Campo Grande. As competições atraem corredores do interior de Mato Grosso do Sul e consolidam o potencial do turismo esportivo da Capital.

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As corridas de rua em Campo Grande têm se destacado como importante fonte de turismo esportivo. Na última Corrida do Pantanal, dos 25 mil participantes, 16% eram turistas de 22 estados diferentes, representando 221 municípios brasileiros, conforme pesquisa da Semades. O evento gerou impacto econômico estimado em R$ 2,8 milhões em dois dias. Os visitantes, que permaneceram na cidade por dois ou três dias, gastaram em média R$ 683,83 cada, principalmente com transporte, alimentação e hospedagem, fortalecendo diversos setores da economia local.

De acordo com pesquisa desenvolvida pela Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), na Corrida do Pantanal, último evento esportivo realizado em Campo Grande, dos 25 mil inscritos, 16% eram turistas vindos de 22 estados. Ao todo, os 4.142 turistas representaram 221 municípios brasileiros; desses, 156 eram de fora de Mato Grosso do Sul.

A pesquisa apontou que 87% desses turistas permaneceram na cidade por dois ou três dias, utilizando principalmente hotéis, pousadas e plataformas de hospedagem.

O gasto médio foi de R$ 683,83 por participante; o impacto econômico direto e indireto estimado foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões em apenas dois dias, com destaque para despesas com alimentação (R$ 213,96), transporte (R$ 258,70) e hospedagem (R$ 211,17).

Para o titular da Semades, Ademar Silva Junior, os resultados reforçam o papel estratégico do turismo esportivo para a economia. “Cada visitante que chega à nossa cidade movimenta setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio, gerando oportunidades de emprego e fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo”, disse.

Segundo a pesquisa, o maior desafio é ampliar o tempo de permanência dos visitantes, diversificar os gastos no comércio local e expandir o alcance geográfico do público participante.

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