ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Foragido, rapaz que matou artesã após ser chamado de 'frouxo', é preso

Nicolas de Jesus Batista, condenado a 14 anos, teve mandado cumprido nesta manhã

Por Ana Paula Chuva | 18/08/2025 11:41
Foragido, rapaz que matou artesã após ser chamado de 'frouxo', é preso
Nicolas foi preso em flagrante com a arma de fogo utilizada no crime (Foto: divulgação/Polícia Militar)

Equipe da Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) prendeu na manhã desta segunda-feira (18), Nicolas de Jesus Batista, 28 anos, no Bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Em junho de 2021, ele foi condenado a 14 anos de prisão pelo assassinato da artesã indígena Eronilda Gabriel Mendonça, no Jardim Tijuca.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Nicolas de Jesus Batista, de 28 anos, foi preso nesta segunda-feira (18) em Campo Grande, após condenação por assassinato da artesã indígena Eronilda Gabriel Mendonça, ocorrido em 2019. A pena de 14 anos em regime fechado foi determinada em junho de 2021, mas o mandado de prisão só foi expedido em maio deste ano. O crime aconteceu em janeiro de 2019, quando Eronilda foi atingida por quatro tiros após uma discussão com Nicolas dentro do carro dele. A vítima chegou a ficar internada na UTI, mas não resistiu aos ferimentos. Nicolas, que confessou o crime à polícia, alegou que a discussão começou após ele recusar ter relações sexuais com Eronilda. A prisão ocorreu após monitoramento da residência do condenado.

Na época do julgamento, Nicolas estava em liberdade e o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida determinou que ele fosse preso apenas após a confecção do mandado. A ordem judicial foi expedida em maio deste ano e tinha validade até maio de 2045.

O rapaz foi preso pelos policiais, nesta manhã, quando saía de casa para cumprir a pena de 14 anos em regime fechado, que transitou em julgado – ou seja, não há mais recursos. Ele foi encontrado depois que a equipe recebeu informações de onde ele estava morando e monitorou a residência até a confirmação.

Nicolas foi encaminhado para a sede da especializada para depois ser conduzido à unidade penal onde cumprirá a pena.

Crime – O crime aconteceu em 22 de janeiro de 2019. Eronilda foi atingida por quatro tiros e ficou internada durante três dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa. Nicolas foi preso em flagrante.

À polícia o rapaz contou que estava bebendo em um bar no Bairro Guanandi e a vítima, que mora próximo do local, teria o chamado para sair. Os dois então entraram no veículo dele, um Corsa de cor prata, e seguiram para beber em outro bar já no Bairro Tijuca, mas no meio do caminho começaram a discutir.

O suspeito teria afirmado que a vítima pediu para ambos terem relações sexuais, mas ele teria negado, afirmando que queria apenas beber. A mulher então teria rebatido, chamando-o de ‘viado e frouxo’, momento em que ele sacou a arma, de calibre .38, mandou-a descer do carro e, com a vítima ainda de costas, fez os disparos e saiu.

Eronilda foi ferida na bochecha esquerda, virilha, ombro esquerdo e panturrilha direita.

Foragido, rapaz que matou artesã após ser chamado de 'frouxo', é preso
Eronilda ficou três dias internada na UTI da Santa Casa (Foto: Reprodução)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.