ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Nova gestora da Saúde promete sair da sala e ir até onde o problema estiver

Desde segunda-feira (8), Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrin coordena comitê que responderá pela Sesau por seis meses

Por Cassia Modena | 09/09/2025 12:39
Nova gestora da Saúde promete sair da sala e ir até onde o problema estiver
Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli no gabinete da Sesau (Foto: Cassia Modena)

À frente do comitê gestor que vai comandar a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nos próximos seis meses, Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli afirmou hoje (9) que sua presença nas unidades de saúde de Campo Grande e a resposta rápida às necessidades que surgirem deverão marcar o período. Decreto publicado ontem (8) deu início à gestão do colegiado após a exoneração da ex-secretária da pasta, Rosana Leite.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli assume comando da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande por seis meses. A nova gestão, em formato de comitê, promete atuar diretamente nas unidades de saúde e estudar os gastos municipais para diagnosticar e solucionar problemas. A prefeita Adriane Lopes justifica a mudança como uma reestruturação administrativa para otimizar o atendimento no SUS. O comitê, composto por gestores de diferentes áreas, irá se reunir diariamente para analisar a situação de cada superintendência. Entre as prioridades estão a reposição de medicamentos e a adequação do número de leitos hospitalares. Ivoni, que já foi secretária de Saúde em Iguatemi, reforça o compromisso com a população da Capital. A gestão poderá ser prorrogada por mais seis meses.

Além disso, um estudo sobre os gastos na saúde municipal será conduzido pelos gestores para diagnosticar problemas, segundo a nova representante.

"O comitê vai se reunir e fazer um estudo sobre isso. Hoje, a gente parou para conversar sobre cada superintendência. Nós vamos fazer isso diariamente, estudando e agindo, estudando e agindo. É assim que nós vamos trabalhar", disse.

Ivoni promete que irá às unidades pessoalmente quando houver algo para resolver e chamará outros membros do grupo gestor quando for preciso. "Nós não somos um comitê que vai ficar dentro da sala, conversando. Nós nos reunimos e vamos para o embate", anunciou.

Fazem parte do comitê a gestora de planejamento e execução estratégicos, Catiana Sabadin Zamarrenho; a gestora jurídica, Andréa Alves Ferreira Rocha; o gestor de finanças e orçamento, Isaac José de Araújo; o gestor administrativo, Vanderlei Bispo de Oliveira; e o gestor de contratação, André de Moura Brandão.

A prefeita Adriane Lopes (PP) ressaltou, em entrevistas anteriores, que a mudança faz parte da reestruturação administrativa e busca dar mais eficiência ao atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) diante da sobrecarga de demanda em Campo Grande.

Segundo o decreto municipal que define competências de cada um, as atribuições principais serão gerir o Fundo Municipal de Saúde, ordenar despesas, firmar contratos em caráter provisório e lidar com questões jurídicas. As funções não preveem remuneração extra aos membros, que já atuavam na prefeitura antes de comporem o comitê.

Prioridades - Repor estoques de medicamentos e adequar a quantidade de leitos à demanda por vagas hospitalares na Capital serão duas das prioridades do grupo, também de acordo com Ivoni. "Nós estamos empenhados em levar essa qualidade para a população de Campo Grande. Todas as demandas que forem importantes para a população são importantes para esse comitê", acrescentou.

Ao falar da experiência na área que assume, a coordenadora destaca que foi secretária municipal de Saúde por 10 anos em Iguatemi, cidade com população que não chega a 2% do tamanho da população de Campo Grande.

A gestão poderá ser prorrogada por mais seis meses, segundo a prefeitura.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.