ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura irá lançar licitação para nova parte Avenida Ernesto Geisel

Edital prevê contrato de R$ 19 milhões para realizar a segunda parte da revitalização do Rio Anhandui

Gabriela Couto e Caroline Maldonado | 01/01/2023 12:59
Obras no lado direito da Avenia Ernesto Geisel estão paralisadas, após rescisão contratual. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Obras no lado direito da Avenia Ernesto Geisel estão paralisadas, após rescisão contratual. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

O secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, afirmou na manhã deste domingo (1º), durante posse da Câmara Municipal, que a Prefeitura irá lançar edital de conclusão das obras de revitalização do Rio Anhandui, localizado nas margens da Avenida Ernesto Geisel, logo após o Shopping Norte Sul Plaza.

"A gente vai licitar agora a margem esquerda da Ernesto Geisel. A expectativa é que até o meio do ano o contrato seja assinado no valor de R$ 19 milhões e a partir daí inicie o processo de conclusão e retomada da obra", explicou.

Até o momento, a Prefeitura havia iniciado a melhoria do lado direito, sentido centro-bairro da  Avenida Ernesto Geisel. "A gente fez a margem  direita e teve todo problema de paralisação por falta de recurso federal, pandemia, preços subiram e contrato acabou ficando impraticável. Fez rescisão, está em fase de relicitação", justificou.

A nova etapa será realizada a partir da rua da Abolição, próxima ao Shopping Norte Sul, no sentido bairro-centro. Vale lembrar que o projeto se arrasta há quase dez anos. Em 2018 a prefeitura recuperou os recursos alocados junto ao Ministério das Cidades e fez a licitação.

A obra faz parte de um conjunto de ações que beneficiará diretamente os moradores dos bairros Marcos Roberto, Jockey Clube, Jardim Paulista e Vila Progresso. Além das intervenções para recompor as margens do rio, com trechos em gabião e outras de placas de concreto, foram incluídos os projetos de urbanização; abertura de uma ciclovia paralela ao canal; bocas de lobo das ruas para captar a enxurrada que desce das ruas laterais e recapeamento das duas pistas da Avenida Ernesto Geisel, em uma extensão de 4 quilômetros.

Com a regularização  o canal do rio  será  ampliado, no leito serão feitas barreiras de contenção (com gabião) para evitar erosão é o acúmulo de sedimentos que provoca o assoreamento e levam ao transbordamento nos dias de chuva mais intensa nas cabeceiras dos afluentes do Anhandui (Prosa e Segredo). A construção de gabião e colocação de placas de concreto, vai proteger as margens da erosão e consequente desmoronamento do barranco.

Nos siga no Google Notícias