Procon-MS alerta sobre tentativas de golpe com mensagens falsas de reclamações
Apenas em outubro, os canais de atendimento do órgão registraram 87 contatos referentes a tentativas de golpes
O Procon-MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) vem enfrentando uma onda de tentativas de golpes nos últimos cinco meses, relacionadas a falsos processos de abertura de reclamação atribuídos à instituição.
Apenas no mês de outubro, os canais de atendimento órgão registrou 87 contatos referentes a tentativas de golpes. Devido a esses incidentes, o Procon/MS emitiu nesta segunda-feira (20), por meio de nota, um alerta à população para que adote cuidados adicionais e denuncie casos suspeitos.
Segundo o órgão vinculado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), as mensagens fraudulentas, em sua maioria direcionadas a empresas, notificam sobre a abertura de reclamação de consumidor, acompanhadas de um link para visualização do suposto processo. No entanto, o conteúdo do link é malicioso e não deve ser acessado.
O secretário-executivo do Procon/MS, Antonio José Angelo Motti, ressalta a importância da vigilância por parte de fornecedores e consumidores ao receberem esse tipo de mensagem. "Na dúvida, procure o atendimento do Procon/MS pelos telefones (67) 3316-9800 ou Disque Denúncia 151", orienta Motti, acrescentando que o caso já foi encaminhado para investigação policial.
Recomendações - Para evitar golpes, o Procon-MS reforça a importância da conscientização e adoção de medidas preventivas por parte da população. Uma delas é a necessidade de verificar a origem da mensagem.
De acordo com o órgão, as comunicações oficiais do Procon/MS utilizam o domínio “@procon.ms.gov.br”. “Desconfie de e-mails que não sigam esse padrão”, explica em nota.
O Procon-MS também sugere não clicar em links duvidosos. Segundo o órgão, os golpistas frequentemente utilizam essa prática para induzir fornecedores e consumidores a acessarem links ou realizarem downloads para supostamente visualizarem as reclamações.
Por fim, o órgão recomenda que, ao identificar qualquer suspeita, os indivíduos denunciem à equipe do Procon/MS, enviando o conteúdo do e-mail recebido para cartorio@procon.ms.gov.br.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.