Uber agora permite que passageira selecione motorista mulher na Capital
Iniciativa faz parte de um projeto piloto da plataforma e começa a funcionar nesta terça-feira (28)
Passageiras de Campo Grande poderão escolher motoristas mulheres no aplicativo de transporte Uber. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto, atualmente em fase de testes, e começa a funcionar nesta terça-feira (28) na Capital e em outros seis municípios do país.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Uber lançou em Campo Grande um projeto piloto que permite às passageiras mulheres e pessoas não binárias solicitarem motoristas mulheres. A iniciativa, que começa nesta terça-feira (28), oferece duas modalidades: "reserva", com agendamento prévio de 30 minutos, e "preferência das mulheres", que prioriza motoristas mulheres nas viagens Uber X. A plataforma registrou um crescimento de 160% em sua base de motoristas mulheres nos últimos anos, representando 8% do total de condutores no Brasil. O projeto visa aumentar a segurança e o conforto das usuárias, embora a disponibilidade dependa da quantidade de motoristas na região e do tempo de espera.
Segundo a plataforma, o lançamento visa oferecer mais conforto e segurança para usuárias mulheres e pessoas não binárias. O projeto contará com três formatos distintos para atender o público, mas somente dois serão testados na Capital.
No formato “reserva”, a usuária agenda a viagem com uma motorista mulher com pelo menos 30 minutos de antecedência. Já na modalidade “preferência das mulheres”, a usuária ativa a preferência no perfil do aplicativo e o sistema prioriza motoristas mulheres nas solicitações de viagens UberX, sem garantir que a viagem será feita necessariamente por uma motorista mulher.
O terceiro formato é o “Mulheres Motoristas”. Nesse modelo, as usuárias veem a opção “Mulheres Motoristas” entre os produtos disponíveis para solicitar uma viagem de forma imediata na tela inicial, mas esse formato está disponível somente em Piracicaba (SP).
Conforme a Uber, a disponibilidade de motoristas depende da quantidade de condutores na região e do tempo de espera; caso este seja muito longo, o aplicativo direciona automaticamente a viagem para o motorista mais próximo.
Desde 2019, a plataforma investe em ampliar sua base de motoristas parceiras, que cresceu 160% nos últimos anos, representando atualmente 8% de todos os motoristas no Brasil. O objetivo do projeto-piloto é acompanhar o uso das diferentes modalidades e coletar feedback de motoristas e usuárias para avaliar os próximos passos da ferramenta.
“Esse recurso coroa nossos esforços e demonstra que estamos indo além para proporcionar mais tranquilidade às usuárias”, disse Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, durante o evento de lançamento.
O Campo Grande News questionou quantas motoristas mulheres estão cadastradas na plataforma na Capital, mas a Uber não soube responder.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


