Por senha para emprego, doméstica encara chuva e noite em claro
Sem estrutura e com poucas vagas disponíveis, seleção do Primt gera filas desde a véspera
A busca por uma das 60 senhas do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho) levou uma trabalhadora a chegar ainda na noite de domingo (25) à unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Noroeste, em Campo Grande. A empregada doméstica de 41 anos, que preferiu não se identificar por vergonha da situação em que se encontra, é a primeira de uma fila que deve crescer muito ao longo da noite.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma empregada doméstica de 41 anos foi a primeira pessoa a chegar para a seleção do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt) no Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Noroeste, em Campo Grande. Desempregada há dois anos, ela chegou na noite de domingo para garantir uma das 60 senhas que serão distribuídas na segunda-feira. O programa, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade, terá ações em diferentes regiões da capital ao longo da semana. O local não oferece estrutura para abrigar os interessados durante a noite, que precisam aguardar do lado de fora até o início do atendimento às 7h.
O atendimento está previsto para começar apenas na manhã de segunda-feira (26), às 7h, mas a fila já começa a se formar com horas de antecedência. Desempregada há cerca de dois anos, a trabalhadora conta que tem sobrevivido de diárias e bicos enquanto tenta uma recolocação no mercado formal. A expectativa é conseguir uma vaga como monitora escolar, auxiliar de limpeza ou em qualquer outra oportunidade disponível.
- Leia Também
- Senhas para vagas de emprego serão entregues em 4 bairros na próxima semana
- Em busca de emprego, trabalhadores lotam Cras pelo 2º dia consecutivo
A trabalhadora relata que tentou conseguir uma senha na seleção do Primt na região das Moreninhas, realizada na última quinta-feira (22), mas não conseguiu atendimento. “Cheguei por volta das duas da manhã e já tinha muita gente, então não consegui senha, por isso vim mais cedo hoje”. A intenção dela é passar a noite no local para garantir uma das senhas.
A unidade do CRAS onde ocorre a seleção fica dentro do Centro de Convivência do Jardim Noroeste. No entanto, o espaço fecha às 20h, o que obriga os interessados a aguardarem do lado de fora durante a noite. No local não há qualquer estrutura para abrigar os interessados que pretendem passar a noite por lá e nem mesmo um funcionário para organizar a fila.
Durante a permanência da equipe de reportagem no endereço, começou a chover e a trabalhadora precisou se abrigar para se proteger do mau tempo, mas ela garante que não voltará para casa. "Vou passar a noite no relento porque eu preciso muito desse emprego".
O Primt é voltado à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho e costuma registrar alta procura nas ações realizadas nos bairros da Capital. Nesta semana, além do Jardim Noroeste, outras regiões receberão a ação.
Veja as programações:
Segunda-feira (26 de janeiro)
Cras Noroeste – Rua Barbacena, s/n – Jardim Noroeste;
Terça-feira (27 de janeiro) e quarta-feira (28 de janeiro)
Cras Vila Popular – Rua Marçal de Souza, 25;
Quinta-feira (29 de janeiro)
Cras São Conrado – Rua Livino Godói, 777 – Jardim São Conrado;
Sexta-feira (30 de janeiro)
Cras Estrela do Sul – Rua Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Conjunto Estrela do Sul.
Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Serviço Social da Funsat, por meio do número (67) 4042-0585 ou (67) 4042-5833.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




