Após despejos, brasiguaios estão na lista para receber lotes em Itaquiraí
O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) começou hoje a reocupação dos 60 lotes retomados em Itaquiraí por ordem judicial. São 52 áreas no assentamento Santo Antônio e oito no Lua Branca.
Conforme o instituto, os brasiguaios do acampamento Antônio Irmão estão na lista de prioridade para ocupação dos lotes. À frente, estão os ex-funcionários das fazendas adquiridas para a reforma agráriae residentes. Dos lotes, 5% serão destinados aos jovens com menos de 29 anos.
Expulsos do Paraguai, os brasiguaios foram para Itaquiraí. Hoje, o processo de êxodo do país vizinho, forma o acampamento Antônio Irmão, com 250 famílias.
O despejo dos proprietários, que perderam a posse por terem comprados os lotes, o que é proibido, foi realizado no mês passado. A ação teve presença policial e causou protestos. Assentados chegaram a bloquear a MS-478 no dia 22 de agosto.
No assentamento Lua Branca, com 144 famílias, chegou a ser encontrada uma piscina semiolímpica. O assentamento Santo Antônio tem 1.100 famílias. Segundo o Incra, a mudança dos novos assentados terá acompanhamento policial, para evitar represálias.