ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Interior

PF investiga falsos enfermeiros que atuam em 2 cidades de MS

Mandados expedidos pela Justiça Federal foram cumpridos nesta quinta-feira em Eldorado e Miranda

Por Helio de Freitas, de Dourados | 22/05/2025 09:25
PF investiga falsos enfermeiros que atuam em 2 cidades de MS
Policial federal em frente ao hospital municipal de Eldorado, onde foram feitas buscas (Foto: Divulgação)

Falsos enfermeiros que atuam em unidades públicas de saúde de Mato Grosso do Sul são alvos da Operação Panaceia, deflagrada nesta quinta-feira (22) pela Polícia Federal. Mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal da 3ª Região foram cumpridos em Eldorado, no extremo sul do estado, e em Miranda, no Pantanal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Polícia Federal deflagra Operação Panaceia em Mato Grosso do Sul. Investigação mira falsos enfermeiros atuando em unidades públicas de saúde de Eldorado e Miranda. Grupo criminoso falsificava diplomas de enfermagem para obter registro no Coren-MS. Buscas e apreensões resultaram em documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos. Crimes investigados incluem falsificação de documento público, uso de documento falso, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão, estelionato e organização criminosa. Coren-MS colaborou com a investigação após identificar quatro registros falsos e outros pedidos indeferidos.

Conduzida pela Delegacia a PF em Naviraí, a operação mira grupo criminoso responsável pela falsificação e uso de diplomas falsos de curso superior em enfermagem.

Conforme a Polícia Federal, a investigação identificou que os suspeitos utilizaram diplomas falsificados para obter registro profissional do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), permitindo que atuassem de forma ilegal em unidades de saúde pública.

Durante as buscas desta quinta-feira foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos que serão periciados para identificação de outros envolvidos no esquema e para comprovação dos crimes.

Os investigados poderão responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão, estelionato e organização criminosa.

Ao Campo Grande News, o presidente do Coren-MS, Leandro Afonso Rabelo Dias, disse que a operação da PF ocorre após denúncias encaminhadas pelo próprio conselho. “Identificamos quatro falsos profissionais, fizemos a anulação dos registros obtidos com documento falso e registramos boletim de ocorrência de falsidade ideológica na Polícia Federal”.

Segundo Leandro, quatro falsos profissionais conseguiram obter registro no conselho usando documentação falsa e outros pedidos foram identificados a tempo e indeferidos.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias