ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Paraguai intercepta avião boliviano após colocar militares na fronteira

Voo clandestino foi identificado ao norte de Concepción, principal rota aérea da cocaína vinda da Bolívia

Por Helio de Freitas, de Dourados | 12/11/2025 09:16
Paraguai intercepta avião boliviano após colocar militares na fronteira
Monomotor de origem boliviana, abandonado pela tripulação após interceptação (Foto: Divulgação)

Um avião monomotor de origem boliviana foi interceptado pela Força Aérea do Paraguai na tarde desta terça-feira (11) na região norte de Concepción, departamento que faz fronteira com Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Força Aérea do Paraguai interceptou um avião monomotor boliviano na região norte de Concepción, área fronteiriça com Mato Grosso do Sul, conhecida como rota do tráfico de cocaína. A ação faz parte da Operação Guarani, iniciativa do governo paraguaio para reforçar a vigilância nas fronteiras. A interceptação foi realizada por um Super Tucano, mas a tripulação não respondeu às tentativas de comunicação. Após pousar em uma estrada de terra, os ocupantes foram resgatados por duas caminhonetes e conseguiram fugir, abandonando a aeronave que transportava galões de combustível.

A área é conhecida como uma das principais rotas aéreas da cocaína que sai da Bolívia com destino ao território paraguaio e depois é despachada para o Brasil e países europeus.

A interceptação do voo clandestino foi feita por um avião Super Tucano, no âmbito da Operação Guarani, desencadeada nesta semana pelo governo paraguaio, para reforçar a vigilância na tríplice fronteira (Paraguai, Brasil e Argentina) e também na linha internacional com Mato Grosso do Sul e a Bolívia.

A Operação Guarani faz parte das medidas adotadas por Asunción para tentar conter a entrada de criminosos brasileiros após o confronto entre a polícia e integrantes do Comando Vermelho que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro, em outubro.

Entre as ações em andamento estão os voos de vigilância feitos por quatro aviões Super Tucano, fabricados pela Embraer e adquiridos recentemente pelo governo do Paraguai.

Voo irregular – De acordo com o Ministério do Interior do Paraguai, o monomotor boliviano foi identificado por um radar móvel usado na operação. O Super Tucano AT-27 foi acionado e fez a interceptação. Os militares tentaram estabelecer comunicação com a tripulação do avião, mas não houve resposta.

O avião boliviano continuou sendo vigiado de perto pelo Super Tucano. Momentos depois, o piloto pousou em uma estrada de terra. Duas caminhonetes se aproximaram e fizeram o resgate da tripulação.

Equipes táticas do Comando de Operações de Defesa Interna foram para o local, mas o grupo conseguiu fugir. O monomotor levava vários galões de combustível. O governo paraguaio ainda não informou se havia droga na aeronave.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.