Polícia apreende 6 toneladas de carne em açougue clandestino
Seis foram presos em operação que deflagrou material vendido de maneira irregular
Seis homens foram presos durante operação relacionada ao abate clandestino de animais em Ribas do Rio Pardo, cidade a 98 quilômetros de Campo Grande, durante a manhã desta sexta-feira (28). De acordo com o comunicado à imprensa, a carne era comercializada em açougues de maneira irregular e imprópria.
A ação, que contou com a participação de diversas unidades policiais, cumpriu 10 mandados de busca e apreendeu 6 toneladas de carne e 22 toneladas de tripa. Os materiais serão descartados para garantir a segurança alimentar da população.
Segundo a nota enviada pela Polícia Civil, a cidade de Ribas foi escolhida para abrir a Operação Civitas após denúncias recebidas pelos órgãos de controle da cidade, que enfrentam alta demanda.
O abate clandestino é uma questão de segurança pública e de saúde, pois os animais são furtados, desviados de rebanhos ilegais, estão doentes ou o método de produção não segue as normas de abate humanitário, além de não serem fiscalizadas por órgãos competentes, o que aumenta o risco de contaminação por doenças.