Hormoniófobas arrependidas, mulheres livres para administrar hormônios
Foi um tempo longo. Durante vinte e cinco anos, milhões de mulheres foram proibidas de recorrer às Terapias de Substituição Hormonal - TRH. Medo, resignação a sufocos, alterações do sono, mudanças de animo e de temperatura, além de um turbamento mental, elas se submeteram a diretrizes médicas equivocadas.
A hora e a vez dos hormônios.
Em novembro do ano passado, a “Food and Drug Adminstration”- FDA, a agência de saude do governo norte-americano que o mundo aprendeu a seguir, iniciou a eliminação das advertências nos produtos utilizados para as terapias hormonais, especialmente para as mulheres vitimadas pela menopausa. Desde 2002 eles tinham de aparecer com um octógono negro indicando que seu uso poderia produzir problemas cardíacos, câncer e demência. Os octógonos estão sendo retirados. As mulheres estão livres para usá-los…finalmente.
Sem pedidos de desculpas.
O uso dos hormônios na menopausa decaíram no mundo desde o estudo promovido pela “Womens Health Initiative”- WHI. Esse estudo foi realizado sobre uma população de mulheres maiores de 63 anos usando uma combinação hormonal que já não era utilizada. Foi um erro grosseiro. Só agora a FDA corrigiu a idiotice, mas a WHI não pediu desculpas até o momento. A “hormoniofobia” chegou ao fim.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.




