Após fortes chuvas, cratera em estrada impede acesso a chácaras em Terenos
Moradores dizem estar ilhados há dias e precisam passar por uma fazenda para sair do condomínio
Moradores e proprietários de chácaras enfrentam dificuldades de acesso após a abertura de um buraco em uma estrada vicinal que dá acesso a um condomínio de chácaras na região rural de Terenos. O problema começou após as fortes chuvas registradas na segunda e terça-feira da semana passada e, desde então, veículos não conseguem passar pelo local. Esse caso foi sugerido por leitores que enviaram mensagem pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma cratera formada após fortes chuvas na semana passada interrompeu o acesso ao condomínio Pintado 1, na zona rural de Terenos. O problema afeta mais de 15 proprietários de chácaras, com alguns moradores permanentes ficando isolados no local, que fica a mais de dez quilômetros da área urbana. A Prefeitura de Terenos, que decretou situação de emergência devido aos estragos causados pelas chuvas, informou que iniciará os reparos nos próximos dias. Enquanto isso, alguns moradores conseguem acesso alternativo através de uma propriedade particular, mediante autorização do proprietário.
Vídeo enviado ao Campo Grande News mostra que parte da estrada cedeu, deixando praticamente metade da via comprometida. No local, há apenas um cone para sinalização e é possível ver grande volume de água escoando para dentro do buraco. Segundo moradores, sob a estrada passa um córrego, o que agravou a erosão.
- Leia Também
- Defesa Civil monitora estragos e 4 municípios entram em emergência
- Detran suspende atendimentos em Terenos após chuva invadir agência
A contadora Adriana Martins de Souza Amorim, de 38 anos, que possui propriedade no local, contou que frequenta a chácara todos os fins de semana, mas atualmente não consegue chegar até lá. “Não passa carro. Meus pais estão lá e não conseguem vir para Campo Grande”, relatou.
Segundo Adriana, os pais, ambos com cerca de 60 anos, costumam ir para a chácara às quartas-feiras e retornar aos domingos, mas ficaram ilhados após o rompimento da via. “Eles ficaram de vir na terça-feira, mas com a chuva avisaram que a estrada tinha cedido. Já faz quase duas semanas”, disse.
Ela contou ainda que moradores criaram um grupo de mensagens, com mais de 15 proprietários, para avisar sobre a situação da estrada. Na última sexta-feira, maquinários da prefeitura chegaram a ir até o local, mas, segundo os relatos, nenhum reparo foi iniciado. No sábado, alguns moradores conseguiram acessar o condomínio passando por dentro de uma fazenda particular, com autorização do responsável.
Outro proprietário, o empresário Luiz Santos, de 61 anos, explicou que a estrada é a principal ligação até o condomínio Pintado 1, localizado a mais de dez quilômetros da área urbana. “O pessoal está meio ilhado. Tem moradores que vivem lá e estão praticamente presos”, afirmou.
Ele disse que existe um desvio improvisado, passando por dentro de uma propriedade privada, mas que a situação é desconfortável. “É chato ficar incomodando os outros. O ideal é resolver a estrada. Não é uma obra complicada, ali passa só carro de passeio”, avaliou.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Terenos informou que recebeu reclamações sobre o problema e que os reparos devem começar nos próximos dias. Segundo a administração municipal, parte do maquinário estava em manutenção e o município decretou situação de emergência após os estragos causados pelas chuvas.
“A partir de amanhã deve começar um mutirão para recuperar os danos causados pelas chuvas, tanto nas estradas vicinais quanto nas pontes. O maquinário que será utilizado chega nesta semana e os serviços devem ser iniciados”, informou a prefeitura.


