Atleta de MS é convocado para a Seleção Brasileira Master de Basquete
Miguel Vicente de Castro já representou o Brasil no mundial da categoria disputado nos Estados Unidos

O basquete sul-mato-grossense estará representado no cenário internacional com a convocação do atleta Miguel Vicente de Castro, integrante da ABVMS (Associação de Basquete Veterano de Mato Grosso do Sul), para a Seleção Brasileira Master de Basquetebol, categoria masculina 60+.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Miguel chamou a atenção da comissão técnica nacional e garantiu sua vaga no elenco que representará o Brasil no XIII Panamericano FIMBA Maxibasketball.
- Leia Também
- Com auxílio até R$ 7,3 mil, Bolsa Atleta abre inscrições para processo seletivo
- Projeto de basquete é autorizado a captar R$ 382 mil pelo Ministério do Esporte
A convocação foi oficializada pela FBBM (Federação Brasileira de Basquetebol Master), entidade fundada em 1985, que anunciou os atletas selecionados para compor a Equipe B da Seleção Brasileira Master M60+. A competição internacional será disputada em El Salvador, no período de 20 de fevereiro a 1º de março de 2026.
A equipe brasileira estará sob a coordenação do também atleta Antônio César Valério da Silva e terá como missão defender as cores do país, buscar títulos e medalhas e manter o Brasil em posição de destaque no ranking das Américas.
Para Miguel Vicente de Castro, a convocação tem um significado especial e resgata lembranças marcantes de sua trajetória no esporte. “Fui convocado em outra oportunidade quando participei do Mundial Master pela Seleção Brasileira, na categoria 40+, em 2003, na cidade de Origem, nos Estados Unidos. Recebi outras convocações, mas por conta do trabalho não consegui participar”, relembrou.
O atleta destacou ainda ao Campo Grande News o aspecto humano e emocional das competições master. “É muito gratificante poder participar de eventos deste porte. São encontros e reencontros com muita alegria”, afirmou.
Segundo Miguel, a experiência recente também foi determinante para o novo chamado. “Na categoria 60+, participei no ano passado do Campeonato Carioca Master pela equipe do Botafogo e com certeza isso ajudou muito para que eu fosse convidado. No Master, nem sempre a convocação é feita somente por desempenho, existem outros fatores”, explicou.
A trajetória de Miguel Vicente no basquete começou em Mato Grosso do Sul e se consolidou em grandes centros do esporte nacional. “Comecei o basquete aqui mesmo em Campo Grande, em 1978, quando fui premiado como melhor atleta de basquete do ano. Em 1979 fui para Franca (SP) e, em 1980, para o Rio de Janeiro, onde atuei pelo Tijuca Tênis Clube”, contou.
Em 1981, Miguel Vicente de Castro foi campeão carioca juvenil e, em 1982, defendeu a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Brasília. Entre 1983 e 1990, atuou por tradicionais clubes do Rio de Janeiro (RJ), como Clube Verolme, de Angra dos Reis (RJ), Vasco da Gama, Tijuca Tênis Clube e América Futebol Clube. No período, conquistou o título da Taça Kanela e foi vice-campeão carioca por duas temporadas.
Lista completa de convocados – Seleção Brasileira Master M60+:
- Antônio Cesar Valério da Silva – AVBN (Associação de Veteranos de Basquete de Niterói)
- Antônio Krebs Jr – AVBN
- Domingos Roque Filho – AVBN
- Eduardo Augusto Grandão Garrido – AVBN
- José Luiz Cavalcanti Peiaggi – AVBN
- Luiz Alberto Lourenço Rozo – AVBN
- Marcello Rogério Sinigaglia – AVBN
- Miguel Vicente de Castro – ABVMS
- Paulo Maurício Silva Lassance – AVBN
- Ricardo Pereira Nunes – AVBN
- Romeu dos Santos Filho – AVBN
- Walcir Elias Brito dos Santos – AVBN

