Decreto proíbe, mas alunos são ‘convocados’ para voltar à academia
Denúncias podem ser feitas para os fiscais da Semadur e orientação é que aluno não volte e exija créditos após pandemia
O decreto que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais em Campo Grande, como medida de prevenção ao coronavírus ainda está em vigor, mas já tem aluno sendo “convocado” para voltar a treinar em estúdios e academias a partir desta quarta-feira (1º).
Mensagem enviada por leitor ao Campo Grande News mostra um estúdio convocando os alunos matriculados a retomarem as atividades presenciais que estavam suspensas desde o último dia 21.
Outras academias como a Via Olímpica, localizada no Chácara Cachoeira, e a Acesso Fit no bairro Planalto e Smart Fit devem permanecer sem atividades presenciais ao menos até o dia 6 de abril, conforme determina o decreto municipal.
Em nota, a assessoria de imprensa da Semadur ( Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) reforça que as atividades não essenciais só podem retomar o atendimento no dia 5 de abril.
“Quando a fiscalização recebe a denúncia eles se deslocam até o local para verificar. Se o estabelecimento com atividade não essencial estiver aberto, os proprietários serão orientados a fechar as portas imediatamente”, informaram. Além disso, o alvará de funcionamento será analisado. Se não estiver em dia, o dono será notificado.
Mudanças - Após a publicação do primeiro decreto sobre fechamento do comércio como medida de prevenção ao coronavírus ocorreram algumas mudanças, mas nenhuma delas prevê a abertura de academias.
As permissões são apenas para lanchonetes, restaurantes, hotéis e mais recentemente igrejas, casas lotéricas e construção civil.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 da Guarda Civil Metropolitana ou o 3314-9955.
Procon - A orientação do superintendente do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão é que os alunos e proprietários de academia conversem sobre esse período sem aulas e cheguem a um acordo. “Não pode convocar o aluno em meio à pandemia”, resume. Segundo ele, uma reunião foi realizada com o Conselho Regional de Educação Física para tratar da questão. “O que nós temos em cooperação com o Conselho de Educação Física é que no pós-pandemia seja oferecido 100% em crédito aos alunos sobre aquilo que eles pagaram e não usufruíram”.
Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.