ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 33º

Direto das Ruas

Mãe de criança com bronquiolite reclama de queimadas frequentes no Monte Alegre

Moradora relata que, na maioria das vezes, os incêndios acontecem durante a madrugada, prejudicando o sono

Por Clara Farias | 16/10/2025 15:10

Vivendo dia sim, dia não sob a fumaça dos incêndios na região sul de Campo Grande, moradora do Jardim Monte Alegre fala da dificuldade para respirar, principalmente, do filho com bronquiolite. As queimadas ocorrem com frequência no bairro, que fica próximo ao Jardim Parati. Esse caso foi sugerido por uma leitora que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradora do Jardim Monte Alegre, em Campo Grande, relata dificuldades respiratórias devido às constantes queimadas na região sul da cidade. Ludmila Rios, de 26 anos, afirma que as ocorrências se intensificaram nos últimos dois meses, principalmente durante a madrugada. Com dois filhos pequenos, sendo um deles portador de bronquiolite, a situação se agrava pela necessidade de manter as janelas fechadas, mesmo com o calor. A moradora denunciou as queimadas às autoridades, que orientam a população a utilizar os canais oficiais de denúncia, como os telefones 156, 153 ou o site da prefeitura.

A assistente jurídica Ludmila Rios, de 26 anos, contou que mora na região há quatro meses e percebeu que, nos últimos dois, as queimadas se intensificaram. "Acontece direto, principalmente de madrugada. É insuportável, num dia de calor, ter que ficar com a janela fechada por causa da fumaça e da sujeira que vem com o fogo", reclamou.

Segundo ela, quase todos os dias, no fim da tarde, um funcionário de uma transportadora vizinha coloca fogo em entulhos. "Meu filho tem bronquiolite, então a fumaça sempre ataca. Tenho outro bebê pequeno e é muito difícil", relatou Ludmila.

A última queimada registrada pela moradora ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira (16). "Era meia-noite e já estava acontecendo. Não sei se outros moradores denunciaram, mas eu fiz uma denúncia hoje pelo Disque Denúncia", contou. Na madrugada desta quinta, os termômetros marcaram 26,6 °C em Campo Grande, com umidade relativa do ar de 44%.

Como denunciar – O Corpo de Bombeiros reforça que a participação da população é essencial no combate às queimadas urbanas. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 156 ou 153, pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), pelo site fala.campogrande.ms.gov.br ou na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), pelo número 3325-2567.

Em caso de flagrante, a orientação é acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo 153. Queimadas em terrenos sem autorização ambiental devem ser denunciadas ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental pelo telefone 3357-1501 ou 190. Em situações de emergência, o contato é o 193 do Corpo de Bombeiros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.