ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

População torce para ônibus capenga conseguir subir ladeira

Essa não é a primeira vez que o veículo da linha 072 apresenta problemas no trecho íngreme da antiga Furnas

Por Ketlen Gomes | 28/08/2025 10:55

A subida da Rua Paulo Coelho Machado, antiga Furnas, no Bairro Santa Fé, voltou a causar apreensão nos passageiros da linha 072 que liga o Terminal Morenão ao Nova Bahia. O motivo foi a dificuldade do ônibus, lotado no horário de pico, para vencer a ladeira íngreme em razão de falhas mecânicas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Passageiros da linha 072 em Campo Grande enfrentaram momentos de tensão quando um ônibus apresentou dificuldades para subir a íngreme Rua Paulo Coelho Machado, no Bairro Santa Fé. O incidente, registrado em vídeo durante o horário de pico, mostrou passageiros torcendo para que o veículo conseguisse vencer a ladeira. O problema não é isolado, tendo ocorrido situação similar em fevereiro, quando passageiros precisaram descer do ônibus para que ele completasse a subida. A situação do transporte coletivo na cidade é objeto de investigação de uma CPI na Câmara Municipal, que identificou cerca de 40 ônibus parados por falta de manutenção nas garagens do consórcio responsável.

Um vídeo enviado por passageira mostra o veículo subindo com dificuldade, enquanto outros passageiros torcem, gritando “foi, foi”, para que o coletivo conseguisse avançar. Em meio à tensão, um dos presentes desabafou: “até quando vai ficar nessa situação? Sem ônibus, sem motorista, ônibus lascado”.

Outra passageira, que preferiu não se identificar, contou que chegou a ligar para o Consórcio Guaicurus pedindo a troca do veículo no Terminal Hércules Maymone, antes de o ônibus encarar o trecho da subida. Segundo ela, no entanto, não houve retorno.

O motorista relatou que teria de encarar a ladeira “de primeira”, para evitar que o coletivo voltasse na parte mais íngreme. Ele também explicou que só poderia trocar de veículo na segunda volta, já que o ônibus estava cheio, por volta das 6h30, e não havia certeza se haveria carro ou condutor disponíveis no terminal.

O problema não é inédito. Em fevereiro deste ano, outro coletivo da mesma linha teve dificuldades no mesmo trecho. Na ocasião, o motorista pediu para que os passageiros descessem do ônibus para que conseguisse concluir a subida. Carol Fernandes, 35 anos, que estava no veículo, relatou que havia muitos idosos e todos precisaram desembarcar. O episódio também ocorreu pela manhã, por volta das 6h30.

CPI do Transporte - A situação do transporte coletivo em Campo Grande é alvo de investigação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada na Câmara Municipal. Em depoimentos, representantes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e do Consórcio Guaicurus afirmaram que os veículos passam por vistorias diárias e que não podem deixar a garagem em caso de problemas. Também garantiram que, se algum defeito ocorrer durante a viagem, o ônibus deve ser substituído.

Em junho, o Campo Grande News acompanhou uma vistoria noturna na garagem da Viação Campo Grande e encontrou cerca de 20 veículos parados sem condições de rodar. Ao todo, 40 ônibus estavam “encostados” nas duas garagens do Consórcio por falta de manutenção.

Na época, esse número representava quase 10% da frota que a empresa diz manter à disposição. Atualmente, Campo Grande conta com 460 ônibus, sendo 418 em operação e 42 como reserva técnica.

O relatório final da CPI será entregue na próxima terça-feira (2). O documento reúne 641 denúncias, análises técnicas e contábeis, além de depoimentos colhidos nas oitivas, para apontar falhas na operação e fiscalização do sistema e indicar melhorias.

A reportagem entrou em contato com o Consórcio Guaicurus e com a Prefeitura de Campo Grande, mas até a publicação não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.