MS lidera aumento da busca por crédito no Centro-Oeste, aponta Serasa
Estado registrou crescimento de 5,3% em maio, enquanto apenas o DF teve queda na região
A busca por crédito cresceu 5,3% em Mato Grosso do Sul durante o mês de maio, conforme levantamento da Serasa Experian, maior datatech do país. O estado teve o maior aumento da região Centro-Oeste, que teve Brasília como única Unidade da Federação com queda.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul registrou aumento de 5,3% na busca por crédito em maio, liderando o crescimento na região Centro-Oeste, segundo dados da Serasa Experian. O estado superou Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, sendo Brasília a única unidade federativa da região a apresentar queda. No cenário nacional, a demanda por crédito cresceu 6,5% em maio de 2025, com destaque para consumidores que ganham até dois salários mínimos. Houve também aumento significativo de 9,9% entre pessoas com renda de até 10 salários mínimos, indicando que o crédito tem sido usado como ferramenta de planejamento financeiro.
De acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, a procura por recursos financeiros no Estado superou a de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, em comparação com maio de 2024.
No geral, a pesquisa mostra que os brasileiros buscaram mais crédito em maio de 2025: o aumento foi de 6,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O crescimento se concentrou principalmente entre consumidores com renda de até dois salários mínimos, mas também avançou em outras faixas.
Um dado que chama atenção é o crescimento de 9,9% na demanda por crédito entre pessoas que ganham até 10 salários mínimos. Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, esse movimento mostra que o crédito passou a ser visto como ferramenta de planejamento.
“A elevação na busca por crédito entre consumidores com renda de mais de 10 salários mínimos reforça uma tendência relevante: o crédito passou a ser uma ferramenta estratégica, não apenas para suprir emergências financeiras, mas também para manter o padrão de consumo e reorganizar o orçamento familiar”, explica Camila.
Ela ainda aponta que o dado revela um reflexo do aumento do custo de vida. “O crescimento de 9,9% nessa faixa de renda mostra que mesmo quem está fora da base da pirâmide sente os efeitos do encarecimento do custo de vida, como inflação persistente em serviços e juros ainda elevados.”
Ranking nacional - No cenário nacional, Tocantins lidera o ranking com a maior alta na demanda por crédito, marcando 32,5% de crescimento. Em seguida aparecem Amazonas (19,8%), Rio Grande do Sul (17,6%), Roraima (16,8%), Paraná (9,3%), São Paulo (8,2%), Santa Catarina (8,1%), Acre (8%), Alagoas (8%) e Minas Gerais (7,6%), que fecham o top 10.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.