Servidores do Estado receberão metade do 13º ainda em setembro
A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo Governo do Estado
Os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul vão receber em setembro a primeira parcela do 13º salário, que será paga no dia 26 deste mês, com disponibilidade de saque no dia 27. A antecipação vai beneficiar os quase 82 mil trabalhadores, entre ativos, inativos e pensionistas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Servidores estaduais de Mato Grosso do Sul receberão a primeira parcela do 13º salário antecipadamente, junto com o pagamento de agosto. A medida, que beneficia cerca de 87 mil trabalhadores, entre ativos, inativos e pensionistas, será anunciada oficialmente pelo governador Eduardo Riedel. Este é o maior adiantamento dos últimos anos, considerando que o prazo legal para o pagamento do benefício se estende até 20 de dezembro. A antecipação injetará milhões na economia sul-mato-grossense em setembro, período sem datas comemorativas com forte apelo comercial, aquecendo o comércio local. Nos anos anteriores, o 13º salário foi pago em parcela única, em dezembro. A folha de pagamento mensal do Estado gira em torno de R$ 500 milhões, impactando cerca de 54 mil servidores ativos e 32,5 mil inativos.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo Governo do Estado, mas só amanhã deve ser a data do pagamento da segunda parcela.
Nessa sexta-feira (12), o governador Eduardo Riedel deve anunciar oficialmente a medida depois de reunião com a equipe técnica. É o maior adiantamento dos últimos anos, já que o Estado tem até o dia 20 de dezembro para pagar o adicional.
No ano passado, o repasse foi feito em parcela única, com depósito no dia 9 de dezembro, assim como em 2023, quando também foi pago integralmente no último mês do ano.
Até a folha de pagamento do último 13º, Mato Grosso do Sul contava com 81.997 servidores públicos, sendo 52.499 ativos e 29.478 inativos. Mas esse número cresce porque algumas pessoas têm mais de um vínculo com o Estado e a folha sobe para 88.500 servidores públicos, sendo 55.519 ativos.
Segundo o secretário titular da SAD (Secretaria Estadual de Administração), Frederico Felini, o valor mensal de salários e benefícios gira em torno de R$ 800 milhões.
A injeção de milhões na economia sul-mato-grossense em setembro promete impulsionar o comércio local em um período sem datas comemorativas fortes.
A prefeitura de Campo Grande ainda não definiu quando vai depositar os valores do benefício anual, nem se será em parcelas ou integralmente.
Tradicionalmente, o pagamento do 13º salário é uma das principais fontes de fôlego financeiro para o setor varejista, especialmente em um período de alta demanda provocada pelas compras natalinas e pelas festas de fim de ano.