ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Cursos do IFMS são levados para comunidades da Amazônia Paraense

Um professor da rede estadual do Pará levou os cursos livres do instituto por meio de um projeto itinerante

Por Ketlen Gomes | 06/05/2025 17:27
Cursos do IFMS são levados para comunidades da Amazônia Paraense
Alunos de comunidade da Amazônia Paraense fazem cursos do IFMS. (Foto: Divulgação IFMS)

Os cursos livres do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) estão sendo ofertados a comunidades isoladas da Amazônia Paraense, por meio do projeto CRD (Comunidade Rural Digital), idealizado pelo professor Edimilson Silva, da rede estadual de ensino do Pará. A iniciativa leva aulas a alunos de regiões afastadas do Estado, utilizando um ônibus adaptado como sala de aula, lar e laboratório de informática.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os cursos livres do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) chegaram às comunidades isoladas da Amazônia Paraense através do projeto Comunidade Rural Digital (CRD). A iniciativa, idealizada pelo professor Edimilson Silva, utiliza um ônibus adaptado como sala de aula e laboratório de informática, permanecendo cerca de 75 dias em cada localidade. O projeto já beneficiou 25 moradores de diversas comunidades, incluindo Vila São Benedito, Matapiquara e Marudazinho, onde a maioria das famílias vive da pesca e agricultura. Os cursos, oferecidos gratuitamente e a distância, têm duração entre 20 e 60 horas, com certificação ao final.

Durante pesquisas na internet, Edimilson conheceu a plataforma de cursos livres do IFMS e decidiu incorporá-la ao seu projeto. O “motorhome-escola” permanece cerca de 75 dias em cada comunidade, onde os alunos realizam atividades educativas com acesso à internet e orientação pedagógica.

“A partir de pesquisas na internet, chegamos ao IFMS e sua plataforma de cursos livres, que ajudaram a inaugurar uma nova fase do CRD: a inclusão digital e a qualificação profissional com certificação”, destacou o professor.

Os cursos livres oferecidos pelo IFMS são de curta duração, com carga horária entre 20 e 60 horas. A formação é a distância, com certificado garantido ao final. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 18 de junho para o primeiro semestre. As aulas devem ser concluídas até o dia 30 do mesmo mês.

A primeira turma paraense foi da comunidade de Vila São Benedito. Das 19 pessoas inscritas, 17 concluíram o curso e receberam certificação. Desde que os cursos foram inseridos no projeto CRD, 25 moradores de diversas comunidades já concluíram a formação em áreas variadas.

Entre os alunos está Isabela Silva e Silva, de 25 anos, moradora da cidade de Maracanã (PA). Ela descobriu os cursos ao ver o ônibus estacionado em frente à escola local. Já havia iniciado um curso de informática anteriormente, mas não conseguiu concluí-lo. Agora, aproveita a nova oportunidade visando a qualificação profissional e a conquista de um emprego.

O projeto do professor Edimilson busca ampliar o acesso às tecnologias digitais em comunidades rurais, ribeirinhas e tradicionais, capacitando estudantes e moradores no uso de ferramentas de informática e na produção de conteúdos digitais.

As comunidades atendidas incluem Matapiquara, Marudazinho, Fazendinha, São Pedro do Cunajiró e Vila de São Benedito, onde a maioria das famílias vive da pesca, agricultura e extrativismo. Em um ano de atuação, mais de 600 atendimentos foram realizados.

Ao todo, o IFMS oferece 41 cursos livres nas áreas de ciências exatas, linguagens e ciências humanas. Para se inscrever, basta acessar a plataforma de Cursos Livres do IFMS, fazer o cadastro e escolher a formação desejada. As inscrições para o segundo semestre serão reabertas com novo cronograma.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias