Estudantes têm até sexta para se inscrever no financiamento estudantil
Candidatos podem escolher até três opções de curso
As inscrições para o Fies (Financiamento Estudantil) do primeiro semestre de 2026 terminam às 23h59 desta sexta-feira (6). O programa permite que estudantes financiem as mensalidades de cursos superiores em faculdades privadas que participam do Fies e têm avaliação positiva no sistema do MEC (Ministério da Educação).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login na plataforma Gov.br e indicação de um e-mail válido.
- Leia Também
- Inep cria comissão permanente para revisar linguagem das provas nacionais
- Estudantes ocuparam 99% das vagas do Sisu em MS
Durante a inscrição, o candidato pode escolher até três opções de curso e alterar essas escolhas até o fim do prazo. Apesar disso, a pré-seleção considera apenas uma opção de curso, turno, instituição e local. Também é obrigatório informar dados do perfil, como cor ou etnia, se é quilombola, se tem deficiência e se já concluiu ou não o ensino superior.
Para participar, é preciso ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, alcançado média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação, além de comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 4.863 em 2026.
Ao todo, o MEC vai ofertar 112.168 vagas de financiamento neste ano, sendo 67.301 apenas no primeiro semestre, distribuídas em mais de 1,4 mil instituições e quase 20 mil cursos. Metade dessas vagas é reservada ao chamado Fies Social, destinado a estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) e com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo.
Quem se enquadrar nessa modalidade poderá solicitar financiamento de até 100% da mensalidade, desde que a renda informada seja confirmada pela instituição.
A classificação dos candidatos leva em conta a nota do Enem e prioriza quem ainda não concluiu o ensino superior ou quem já utilizou o financiamento e quitou a dívida. O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro.
Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro. Quem não for chamado nessa etapa entra automaticamente na lista de espera, que será utilizada para preencher vagas remanescentes entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


