ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Mais da metade das cidades de MS segue fora da nova política de educação rural

Adesão ao programa do MEC para ensino no campo alcança somente 15 municípios de Mato Grosso do Sul.

Por Kamila Alcântara | 06/10/2025 15:55
Mais da metade das cidades de MS segue fora da nova política de educação rural
Grupo de pessoas, incluindo crianças, em um ambiente que remete à educação do campo (Foto: Geyson Magno)

Menos de um terço dos municípios de Mato Grosso do Sul aderiram até agora ao Novo Pronacampo, política nacional do MEC (Ministério da Educação), voltada à ampliação e qualificação da educação no campo, nas águas e nas florestas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Mato Grosso do Sul, apenas 15 municípios aderiram ao Novo Pronacampo, política do Ministério da Educação destinada à educação no campo, águas e florestas. Outros 48 municípios ainda não confirmaram participação, enquanto 16 não são elegíveis por não possuírem escolas rurais.O programa, que teve prazo de adesão prorrogado até 3 de novembro, visa melhorar a infraestrutura escolar, formar professores e produzir material didático específico. A região Centro-Oeste apresenta um dos menores índices de participação no país, com 33,8% de adesão, contrastando com o Nordeste, que lidera com 73,5%.

De acordo com o painel de monitoramento da pasta, 15 cidades sul-mato-grossenses já confirmaram participação, 48 ainda não realizaram a adesão e 16 não possuem escolas do campo, portanto, não são elegíveis.

O prazo para adesão foi prorrogado até 3 de novembro e a adesão deve ser feita pelas redes municipais e estaduais por meio do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle).

O Novo Pronacampo foi criado pela Portaria nº 538, de 24 de julho de 2025, e tem como foco garantir o acesso, a permanência e a qualidade da educação para populações que vivem em áreas rurais, ribeirinhas e florestais. Entre as metas estão melhorar a infraestrutura das escolas, formar professores e produzir material didático específico para a realidade dessas comunidades.

Segundo o MEC, a adesão é voluntária, e os municípios interessados devem assinar um termo eletrônico no Simec. A pasta também disponibilizou um Guia de Navegação para orientar gestores durante o processo.

Em âmbito nacional, a região Nordeste lidera o número de adesões, com 73,5% dos municípios elegíveis já integrados à política. No Centro-Oeste, onde está Mato Grosso do Sul, o índice de participação é de 33,8%, um dos mais baixos do país.

O MEC reforça que o objetivo é estruturar um sistema de avaliação e monitoramento da educação rural, além de incentivar a gestão compartilhada entre União, Estados e municípios para consolidar o modelo de ensino do campo, das águas e das florestas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.