ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Exposição no MIS traz cores e esperança após artista superar covid-19

A entrada na exposição Passeio da Alma é gratuita

Por Thailla Torres | 06/10/2025 16:06
Exposição no MIS traz cores e esperança após artista superar covid-19
Entre cores vivas e contrastes, Amanda compartilha sua própria jornada de superação.

Depois de anos dividindo o tempo entre o Direito e a arte, a artista visual Amanda Monteiro transforma a experiência com a covid-19 em inspiração na exposição Passeio da Alma, aberta até 31 de outubro no MIS (Museu da Imagem e do Som).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A artista visual Amanda Monteiro apresenta sua primeira exposição individual, "Passeio da Alma", no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra, que fica em cartaz até 31 de outubro, traduz em cores vivas sua jornada de superação após enfrentar a Covid-19.Formada em Artes Visuais pela UFRGS e com pós-graduação na Espanha, Amanda, aos 70 anos, dedica-se integralmente à arte após aposentar-se do Direito. Viúva desde os 26 anos, ela encontrou na pintura um meio de transformar experiências difíceis em expressões de esperança e luz.

A mostra é um convite ao olhar e ao sentir. Entre cores vivas e contrastes, Amanda compartilha sua própria jornada de superação. Formada em Artes Visuais pela UFRGS  (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e com pós-graduação em cerâmica na Espanha, ela retomou com força total a vocação que nunca abandonou. “Eu nunca deixei de fazer arte. Agora, aposentada do Direito, posso me dedicar quase que exclusivamente às artes plásticas”, conta.

Viúva aos 26 anos, Amanda construiu uma carreira na área jurídica, mas manteve os pincéis por perto. Aos quase 70 anos, vive uma nova fase da vida: a de se dedicar inteiramente à criação.

A pandemia foi o ponto de virada. Após um longo período de recuperação das sequelas da Covid-19, ela encontrou na pintura um caminho para transformar a dor em cor. “Com fé e gratidão, superei as sequelas e transformei aquele período difícil em um convite à esperança. Cada pincelada é uma forma de expressar alegria e luz”, explica.

Na exposição, as cores ganham papel central. “Elas sempre foram um fascínio na minha vida”, diz Amanda. É essa explosão de tons que dá vida às obras expostas no MIS, onde teoria e emoção se misturam de maneira leve e acessível.

Mesmo já tendo participado de exposições no Brasil e no exterior, essa é sua primeira mostra individual. “Aqui, conto uma história que é só minha, sem se misturar a outros trabalhos”, comenta.

A mostra Passeio da Alma fica aberta ao público até o dia 31 de outubro, no Museu da Imagem e do Som, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. A visita é gratuita e pode ser feita das 7h30 às 17h30.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.