O que poderia ajudar a acelerar as perícias do INSS? Participe da enquete
Deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News
A fila de espera para perícias médicas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) continua sendo um desafio significativo para os segurados em todo o Brasil. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, por exemplo, mais de 41 mil pessoas aguardam análise de benefícios, com relatos de esperas que chegam a sete meses. A situação é agravada por reagendamentos frequentes, muitas vezes decorrentes de greves dos peritos médicos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em nível nacional, a fila para perícias médicas ultrapassou 921 mil segurados, sendo o maior número registrado desde dezembro de 2023 . A maioria aguarda por até 45 dias, mas há casos em que a espera supera os 180 dias.
O Campo Grande News quer saber nesta sexta-feira o que poderia ajudar a acelerar as perícias do INSS: “contratar mais peritos”, “aumentar uso da teleperícia”, “criar mutirões com horários estendidos” ou “parceria com médicos da rede pública”.
A enquete não tem caráter científico e visa refletir a opinião dos leitores sobre determinados temas do dia a dia. Deixe seu comentário nas redes sociais do jornal e vote na perguta abaixo.
Para enfrentar esse cenário, o governo federal implementou algumas estratégias, como oferecer bônus financeiro a servidores e peritos que analisaram processos além da carga horária regular; ferramentas de Inteligência Artificial para automatizar a análise de documentos e identificar inconsistências; e realização de atendimentos extraordinários, inclusive aos fins de semana.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.