ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 28º

Enquetes

Sonho da casa própria já foi realizado por 61% dos leitores, revela enquete

Em contrapartida, 39% dos participantes relataram continuar no aluguel

Por Geniffer Valeriano | 16/01/2026 07:13
Sonho da casa própria já foi realizado por 61% dos leitores, revela enquete
O Residencial Jardim Canguru, com 200 apartamentos, foi inaugurado em abril de 2017 (Foto: Arquivo Campo Grande News)

A maioria dos leitores do Campo Grande News afirmou ter casa própria em enquete realizada nesta quinta-feira (15). De acordo com o resultado, 39% dos participantes ainda moram de aluguel.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, pesquisa revela que 61% dos leitores do Campo Grande News possuem casa própria, enquanto 39% ainda pagam aluguel. Moradores relatam que a conquista do imóvel próprio exigiu muito esforço e dedicação.O Índice FipeZAP registrou queda de 4,36% no valor do aluguel na capital sul-mato-grossense em 2025, após três anos consecutivos de alta. Apesar da redução média de R$ 31,74, a diminuição não compensa os aumentos acumulados, que superaram 60% entre 2022 e 2024.

Entre os 61% que conquistaram o próprio imóvel, Vanilda Arantes contou que já conseguiu quitar a sua casa. “Graças a Deus e muita luta. Casa própria, quitada e escriturada”, compartilhou.

Tereza Duarte também relatou que sair do aluguel exigiu esforço. “Graças a Deus, casa própria conseguimos com muitos esforços do nosso suor”, disse. Já Cristiane Lopes afirmou que, além da residência onde mora, possui outro imóvel alugado.

Levantamento do Índice FipeZAP, divulgado nesta quinta-feira, mostra que, após três anos de alta, o valor do aluguel em Campo Grande caiu 4,36% em 2025. Mesmo com a redução média de R$ 31,74, Evaristo Nascimento avalia que os preços seguem elevados. “Pago aluguel e caro por sinal”, afirmou.

Em 2022, o aumento foi de 14,24%, enquanto em 2023 a alta chegou a 22,25%. No ano seguinte, a Capital registrou um dos maiores reajustes do Brasil, com elevação de 26,55% em relação ao ano anterior.

Apesar da queda nos preços dos aluguéis em 2025, o percentual não compensa os aumentos acumulados nos últimos três anos, que, somados, resultam em avanço superior a 60% nos valores da locação residencial.

Sonho da casa própria já foi realizado por 61% dos leitores, revela enquete


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.