ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Corrida de rua da PF reúne 700 pessoas em Campo Grande

Evento no Parque dos Poderes teve provas de 5 e 10 km, caminhada, praça de alimentação e espaço infantil

Por Ketlen Gomes | 27/09/2025 18:52
Corrida de rua da PF reúne 700 pessoas em Campo Grande
Largada da 1ª Corrida da Polícia Federal, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

A Polícia Federal realizou, no início da noite deste sábado (27), a 1ª Corrida de Rua da instituição em Campo Grande. O evento, que teve largada às 18h na Avenida Mato Grosso, no Parque dos Poderes, superou as expectativas ao reunir cerca de 700 inscritos, entre atletas profissionais e amadores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal realizou sua primeira corrida de rua em Campo Grande, reunindo cerca de 700 participantes entre atletas profissionais e amadores. O evento, que aconteceu no sábado (27), teve largada na Avenida Mato Grosso, no Parque dos Poderes, oferecendo modalidades de 5 km, 10 km e caminhada de 3 km. A iniciativa faz parte do projeto Rosa dos Ventos, voltado à saúde física e mental dos policiais. Além das provas esportivas, o evento contou com estandes da PF, serviços de assessorias esportivas e espaço recreativo para crianças, promovendo integração entre a instituição e a comunidade.

Com apoio da Assofederal (Associação Beneficente dos Funcionários da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul) e do projeto Rosa dos Ventos, a competição contou com três modalidades: corrida de 5 km, corrida de 10 km e caminhada de 3 km. O vencedor geral foi João Augusto, que cruzou a linha de chegada às 18h17.

O perito criminal federal aposentado Everaldo Gomes Parangaba, presidente da Assofederal e organizador do evento, destacou que a corrida surgiu como parte das ações do projeto Rosa dos Ventos, voltado à saúde física e mental dos policiais.

Corrida de rua da PF reúne 700 pessoas em Campo Grande
Eloísa teve a torcida do marido e dos filhos na corrida deste sábado, evento contava com espaço kids. (Foto: Juliano Almeida)

“A ideia veio da colega Michele, policial e ponto focal do projeto em Brasília. A atividade policial está entre as mais estressantes do mundo e registra muitas tentativas de suicídio. A iniciativa busca combater esse cenário e também unir a Polícia Federal à comunidade. Essa integração é importante”, explicou.

Parangaba disse que a procura superou as expectativas. “Inicialmente planejamos 600 inscritos, mas abrimos mais 100 vagas. Foi uma surpresa positiva e nos animou a continuar o projeto nos próximos anos”, completou.

Além das provas, o evento contou com apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da Guarda Civil Metropolitana; teve estandes da própria Polícia Federal e ofereceu assessorias esportivas, serviços de laboratório, praça de alimentação e espaço recreativo para crianças, com cama elástica, algodão doce e pintura facial.

“Queremos integrar a sociedade. Não só os atletas, mas também as famílias, filhos, esposas, todos os que vieram prestigiar. Também mostramos o trabalho da PF (Polícia Federal), com o grupo de operações e os cães farejadores”, disse Parangaba.

Entre os participantes, a corredora Eloísa de Lima Stregge, 32 anos, foi acompanhada pelo marido, Emerson Stregge, 43 anos, e pelos dois filhos. Ela contou que passou a se dedicar ao esporte após a maternidade.

“Correr é competir contra você mesmo, vencer o cansaço. Depois do nascimento dos meus filhos, passei a cuidar mais da saúde. Minha primeira corrida me trouxe uma adrenalina que me fez querer nunca mais parar”, relatou.

Enquanto Eloísa se preparava para os 5 km, o marido curtia a praça de alimentação com os filhos. “É uma coisa de que ela gosta e, como eu viajo bastante, poucas vezes posso vir. Vai ser a primeira vez que vou acompanhar realmente uma corrida dela, então a gente não pode perder essa oportunidade”, disse Emerson.

Corrida de rua da PF reúne 700 pessoas em Campo Grande
Aos 65 anos de idade, João corre três vezes por semana e nas competições é ainda mais rápido. (Foto: Juliano Almeida)

Aos 65 anos de idade, João Batista da Costa, que completou os 10 km, voltou a correr há nove anos e afirma não pretender parar. “Eu descobri que ainda aguentava correr. Aí, eu voltei à luta novamente e não parei mais.”

Apesar desta ser a primeira edição da corrida da Polícia Federal, João relembra que participou, há nove anos, de uma edição especial voltada ao combate à corrupção. “Eu treino durante a semana, três vezes, só que agora, aqui na corrida, você aumenta mais a velocidade e tal, e a coisa pega mais.”

Corrida de rua da PF reúne 700 pessoas em Campo Grande
A corrida foi um elo, que melhorou a relação entre mãe e filho, que hoje competem juntos. (Foto: Juliano Almeida)

Acompanhada do filho de 11 anos, Jéssica Manza, de 32 anos, competiu nos 10 km. Em família, mãe e filho dividem o gosto pelo esporte e garantem que a corrida melhorou a convivência.

"Antes, ele ficava muito no celular e na TV e, com a corrida, a gente conseguiu se unir mais: vai treinar junto, vai correr junto, vai fazer as provas e acaba ficando muito animado. A gente está no carro e fica conversando sobre a corrida e sobre assuntos sobre os quais a gente não costumava dialogar antes", relata.

O filho, além de ser um parceiro no esporte, também virou um incentivador dos colegas na escola e no time de futebol, devido à amizade que a corrida proporcionou com a mãe. O adolescente conta, com orgulho, que se inspira em Jéssica e quer correr como a mãe.

"Eu gosto de abaixar meu pace na corrida e correr mais rápido. Daqui a um tempo, vou fazer o tempo que ela faz: 20 minutos nos cinco quilômetros", disse a criança, que hoje correu o percurso de 5 km.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News