ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Hugo Calderano conquista prata histórica no Mundial de Tênis de Mesa

Brasileiro é o primeiro atleta fora da Ásia e da Europa a disputar uma final de Mundial da categoria

Por Ketlen Gomes | 25/05/2025 10:26
Hugo Calderano conquista prata histórica no Mundial de Tênis de Mesa
Hugo Calderano garante medalha histórica para o país no Tênis de Mesa. (Foto: Reprodução World Table Tennis/X)

Hugo Calderano ficou com a medalha de prata, inédita para o Brasil no Mundial de Tênis de Mesa, disputado na manhã deste domingo (25), em Doha, no Catar. O brasileiro perdeu a final para o chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo, por 4 sets a 1.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Hugo Calderano conquista prata inédita para o Brasil no Mundial de Tênis de Mesa. O brasileiro fez história ao se tornar o primeiro mesa-tenista não asiático e não europeu a disputar uma final de Mundial. Calderano perdeu para o chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo, por 4 sets a 1 (10/12, 3/11, 11/3, 2/11 e 7/11).Apesar da derrota, Calderano celebrou a conquista histórica. Em abril, ele já havia se tornado o primeiro atleta das Américas a vencer a Copa do Mundo. O brasileiro chegou à final após vitórias expressivas contra adversários de diferentes continentes. Wang Chuqin ampliou sua vantagem no confronto direto contra Calderano para 5 a 2.

O primeiro set foi equilibrado, com vitória do chinês por 12 a 10. No segundo, Wang Chuqin dominou e venceu com facilidade, por 11 a 3. Calderano reagiu no terceiro set, aplicando 11 a 3, mas não conseguiu manter o ritmo e perdeu o quarto por 11 a 2.

O quinto e último set terminou em 11 a 7. Hugo lutou até o fim, forçando o adversário a pedir tempo antes de confirmar o título.

Mesmo com a derrota, Calderano fez história ao se tornar o primeiro mesa-tenista fora da Ásia e da Europa a disputar uma final de Mundial na modalidade. Em abril, ele já havia quebrado outro tabu, sendo o primeiro atleta das Américas a conquistar a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau, na China.

O confronto deste domingo não foi o primeiro entre Calderano e Wang Chuqin. Na semifinal da Copa do Mundo, em abril, o brasileiro levou a melhor. Desta vez, porém, o chinês se recuperou e venceu, ampliando sua vantagem no confronto direto: são cinco vitórias contra duas de Hugo.

Para chegar à final inédita, Hugo Calderano venceu o mexicano Rogélio Castro, por 4 a 1, na primeira rodada; o tunisiano Wassim Essid, por 4 a 0, na segunda; o cazaque Kirill Gerassimenko, por 4 a 2, na terceira; o nigeriano Quadri Aruna, por 4 a 0, nas oitavas de final; o sul-coreano An Jae-Hyun, por 4 a 1, nas quartas; e o chinês Liang Jingkun, por 4 a 3, na semifinal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias