ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Pelo visto, nada mudou no futebol em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso, que tem o Cuiabá na Série B, seguirá vivo na Série D com seus dois representantes

Por Paulo Nonato de Souza | 21/07/2025 11:16
Pelo visto, nada mudou no futebol em Mato Grosso do Sul
O Operário de Campo Grande, de branco, em lance do jogo em que venceu o Monte Azul por 2 a 1 no último sábado em Monte Azul Paulista (Foto: Fran Zanini/Reprodução)

“A culpa é do Cezário”. Estas foram as palavras (ou desculpas) mais usadas por dirigentes, gestores de órgãos públicos, empresários ligados ao esporte e torcedores sul-mato-grossenses nas últimas quatro décadas de decadência do futebol profissional em Mato Grosso do Sul. Pois o ex-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário de Oliveira, foi afastado do cargo em outubro de 2024, após operação do Gaeco (Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado), mas não se observa que algo tenha mudado.

É real que não se muda uma situação de décadas da noite para o dia, mas é preciso reagir e urgente. O futebol local está fora da Série A do Campeonato Brasileiro desde 1986, quando o estado teve dois representantes, o Operário e o Comercial, ambos de Campo Grande, e há anos agoniza na Série D, a quarta divisão, sem conseguir sequer passar da primeira fase, algo que se repete em 2025.

Único representante sul-mato-grossense por conta da penúltima colocação de Mato Grosso do Sul no ranking nacional das 27 federações de futebol (na frente apenas do Amapá), o Operário só irá cumprir tabela no próximo sábado, contra o Cianorte, do Paraná, às 15h, no Estádio Jacques da Luz, no bairro das Moreninhas, em Campo Grande.

O time campo-grandense disputou a primeira fase da Série D no Grupo A7 e está eliminado onde tem a Inter de Limeira (SP), Goiatuba (GO) e o Cianorte (PR) já classificados. No último sábado o Operário venceu o Monte Azul por 2 a 1, em Monte Azul Paulista (SP), chegou a 14 pontos e subiu para o sexto lugar, porém, mesmo vencendo o seu último jogo chegará no máximo a 17 pontos, e o Cascavel (PR), quarto colocado, já soma 18 pontos.

Mas, enquanto isso, como bom exemplo a ser seguido, o vizinho Mato Grosso, que tem o Cuiabá Esporte Clube na Série B, a segunda divisão do futebol brasileiro, segue vivo com os seus dois representantes na Série D. O Luverdense Esporte Clube, da cidade de Lucas do Rio Verde, e o Mixto Esporte Clube, de Cuiabá, garantiram classificação no Grupo A5 para a disputa do mata-mata da competição nacional. O que eles fazem de diferente? É hora de descobrir e fazer o mesmo.

Só resta uma rodada para que sejam conhecidos os 32 times que vão seguir lutando pelo acesso à Série C (4 vagas) e pelo título da temporada. A partir da segunda fase os jogos da Série D serão disputados pelo sistema mata-mata, com confrontos de ida e volta. Veja abaixo a lista dos 24 times já garantidos:

Grupo A1 - Tuna Luso-PA e Manauara-AM

Grupo A2 - Altos-PI, Imperatriz-MA e Sampaio Corrêa-MA

Grupo A3 - Santa Cruz-PE, Central-PE e América-RN

Grupo A4 - ASA-AL, Lagarto-SE e Juazeirense-BA

Grupo A5 - Aparecidense-GO, Ceilândia-DF, Luverdense-MT e Mixto-MT

Grupo A6 - Portuguesa e Rio Branco-ES

Grupo A7 - Inter de Limeira-SP, Goiatuba-GO e Cianorte-PR

Grupo A8 - Barra-RS, São José-RS, Joinville-SC e Marcílio Dias-SC

Nos siga no Google Notícias