Rival em 2025, Criciúma foi campeão da Copa do Brasil passando por time de MS
O time catarinense levantou o título na 3ª edição do torneio nacional e começou campanha diante do Ubiratan
A principal competição mata-mata de futebol masculino do Brasil, a Copa do Brasil, teve sorteio dos confrontos da 1ª fase nesta sexta-feira (7). Os representantes de Mato Grosso do Sul descobriram o rival. No caso do Operário, o Galo campo-grandense terá um dos primeiros campeões como adversário, o Criciúma-SC. O Dourados terá o Caxias do Sul-RS.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Criciúma, campeão da Copa do Brasil em 1991, será o adversário do Operário de Mato Grosso do Sul na 1ª fase da competição em 2025. Na histórica campanha de 1991, o Criciúma, comandado por Luiz Felipe Scolari, eliminou o Ubiratan de MS na 1ª fase, empatando o primeiro jogo em 1 a 1 e vencendo o segundo por 4 a 1. O time catarinense seguiu para conquistar o título ao derrotar Atlético Mineiro, Goiás, Remo e, na final, o Grêmio. Este foi o único título nacional de primeira linha do Criciúma.
O Tigre de Santa Catarina levantou a taça de campeão em 1991 (3ª edição da Copa do Brasil) com um time comandado pelo Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Dentre os destaques do time base, tinha Roberto Cavalo, Gélsin, Grizzo e Jairo Lenzi. Esse foi o único título nacional de primeira prateleira da equipe de Criciúma.
Essa campanha histórica começou passando por Mato Grosso do Sul na 1ª fase contra o time do Ubiratan, de Dourados, campeão do Sul-Mato-Grossense em 1990. O jogo de ida, conforme informações do portal Meu Time na Rede, foi no dia 21 de fevereiro de 1991 no Estádio Douradão para um público de 299 pessoas.
A equipe de MS entrou em campo com: Márcio, Wilson, Edson, Itamar, Valdemir, Raul, Antônio Carlos, Valdo, Edvaldo, Rogério e Marcos Antônio. Os visitantes tinham Alexandre, Jairo Santos, Omar, Evandro, Itá, Roberto Cavalo, Gelson, Grizzo, Vanderlei, Jair e Jairo Lenzi.
O jogo de ida terminou 1 a 1. O gol do Ubiratan foi marcado por Wilson aos 37 minutos do 1º tempo. O TIgre empatou com Grizzo aos 44 do 2º tempo. O jogo de volta, no dia 28 de fevereiro, foi no Estádio Heriberto Hulse para um público de 2.210 pessoas.
Os times eram os mesmos, mas o placar foi de goleada para a equipe carvoeira. O time sul-mato-grossense até abriu o placar com Edson aos 2 minutos. mas sofreu a virada ainda no 1º tempo com gols de Evandro e Grizzo. Zé Roberto e Vanderlei fecharam o placar no 2º tempo.
Dali, o Criciúma partiu para ser campeão ao eliminar o Atlético Mineiro nas oitavas de final; o Goiás nas quartas de final e o Remo na semifinal. O título veio em um embate histórico no velho Estádio Olímpico em jogo contra o Grêmio.
A equipe gaúcha foi a primeira campeã da Copa do Brasil em 1989 e poderia conquistar o bicampeonato. Mas o empate no Olímpico em 1 a 1 (gol de Vilmar para o Tigre e Maurício para o Grêmio) dava a vantagem do empate sem gols na volta ao Criciúma. E assim aconteceu. 0 a 0 no Heriberto Hulse e o primeiro título para Santa Catarina na Copa do Brasil.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.