ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Adriane puxa a orelha dos deputados estaduais

Por Fernanda Palheta e Kamilla Alcântara | 05/08/2025 06:00
Adriane puxa a orelha dos deputados estaduais
Adriane ao lado do esposo, o único deputado estadual a comparecer ao ato de segunda-feira (Foto: Henrique Kawaminami)

Animado – O Café Estratégico que marcou o lançamento oficial do calendário de comemoração pelos 126 anos de Campo Grande começou em clima festivo nesta segunda-feira (4). Enquanto aguardavam o início do evento, vereadores e secretários da Capital tomaram café ao som de chamamé ao vivo.

Ausentes – Ao final do evento, a prefeita Adriane Lopes (PP) agradeceu a presença de autoridades dos três poderes, como representantes do Executivo estadual, da Câmara Municipal e da bancada federal, mas não deixou de apontar a baixa presença de deputados estaduais. Apenas Lídio Lopes (sem partido), que também é o "primeiro-damo", compareceu à abertura do calendário oficial.

Mandou recado – Ao agradecer ao esposo, Adriane aproveitou para enviar um recado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP). “Campo Grande sente a ausência dos deputados estaduais. Campo Grande também quer a atenção dos deputados estaduais. Eu cobro as suas emendas para Campo Grande, mas cobro para os deputados também. Que olhem para Campo Grande. Nós queremos trabalhar juntos e, quanto mais integrados, mais resultados”, afirmou.

Validou – O governador Eduardo Riedel (PSDB) endossou o apelo da prefeita e reforçou a importância do diálogo. “Da mesma maneira que a bancada federal aplica com muita responsabilidade os recursos das emendas, a Assembleia Legislativa também. E a prefeita está corretíssima em solicitar maior apoio para Campo Grande da bancada estadual, que eu não tenho dúvida de que vai ouvir esse chamado para aplicação de recursos no ano que vem”, disse.

Vetado - Adriane Lopes vetou o projeto que criava o Programa Municipal de Acompanhamento da Regulação de Leitos no SUS. A proposta, da Câmara Municipal, buscava transparência na distribuição de leitos, mas foi considerada inconstitucional pela Procuradoria-Geral do Município por invadir competência do Executivo. Também não apresentou estudo de impacto orçamentário, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Redundante - Outro argumento é que o Estado já centraliza a regulação por meio da Central Única da Urgência e Emergência, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a prefeitura, o sistema estadual já atende os objetivos do projeto, tornando-o redundante. Diante disso, o veto foi total, conforme publicado no Diogrande desta segunda-feira (4).

Festinhas – Ficou definido em meio milhão de reais o valor do contrato anual firmado com a empresa Attivar Eventos Ltda para prestação de serviços de organização e assessoria das “Festividades e Homenagens” da Câmara Municipal de Campo Grande. O extrato do contrato foi assinado pelo presidente da Casa, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy (PSDB), e publicado no Diogrande.

Contra Xandão - A senadora Tereza Cristina (PP) é uma das líderes que assinaram nota da oposição em defesa do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que teve a liberdade restringida por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Investigado por campanha contra policiais federais nas redes sociais, do Val descumpriu medida cautelar ao viajar com passaporte diplomático. Moraes determinou uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno e bloqueio de bens e salário.

Pela cerveja – Desde o mês passado, o Núcleo de Cervejarias Artesanais da Associação Comercial de Campo Grande discute ações para fortalecer o mercado local. O grupo atua com foco em seis pilares: cultura cervejeira, rede local, sustentabilidade, qualidade, desenvolvimento de produtos e troca de conhecimento.

Cervejeiros convictos – Integram o núcleo as cervejarias Canalhas, Capivas, Onze e Onze, Eden Beer, Louvada e Morena Bier. Além de defender os interesses do setor junto a órgãos regulatórios, o grupo incentiva a cooperação entre empresários e práticas sustentáveis, em meio ao crescimento do consumo de cervejas artesanais no Brasil.