ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 20º

Faz Bem!

Você come rápido demais e por isso vive cansado, inchado e com fome

Mastigar com calma facilita a digestão, evita exageros nas refeições e reduz a sobrecarga no organismo

Por Clayton Neves | 05/08/2025 08:10
Você come rápido demais e por isso vive cansado, inchado e com fome
A boa mastigação, segundo o nutricionista Renan Simplício, é um dos pilares para que o corpo funcione direito. (Foto: Imagem Gerada por IA)

Na correria do dia a dia, muita gente esquece que o primeiro passo para uma alimentação saudável começa bem antes do estômago, começa na boca. Com uma garfada apressada e outra, o que parece apenas um mau hábito pode, na verdade, ser o começo de uma série de problemas digestivos e metabólicos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mastigar bem os alimentos é fundamental para a saúde digestiva e metabólica, alerta o nutricionista Renan Simplício. A mastigação adequada facilita a digestão, a absorção de nutrientes e contribui para o funcionamento ideal do organismo. O processo de digestão dos carboidratos, por exemplo, inicia-se na boca com a ação das enzimas liberadas durante a mastigação.Engolir alimentos sem mastigá-los corretamente sobrecarrega o sistema digestivo, dificulta a absorção de nutrientes e pode causar problemas como gases, constipação, refluxo e até cáries. Mastigar devagar permite que o cérebro receba a mensagem de saciedade, evitando excessos e contribuindo para o controle do peso. Além disso, a saliva produzida durante a mastigação auxilia na neutralização dos ácidos que causam cáries e na limpeza dos dentes.

A boa mastigação, segundo o nutricionista Renan Simplício, é um dos pilares para que o corpo funcione direito. “Mastigar bem facilita a digestão e a absorção dos nutrientes”, explica.

De acordo com ele, esse processo começa ainda na boca, especialmente no caso dos carboidratos. “Quando a gente mastiga, o organismo produz enzimas que quebram os carboidratos e ajudam na absorção”, detalha.

Ou seja, engolir rápido demais sobrecarrega o sistema digestivo. “Se a mastigação não é bem feita, essa digestão vai acontecer toda no estômago e no intestino. A gente deixa de ajudar o organismo e ele tem que trabalhar muito mais”, afirma.

Além de facilitar o processo digestivo, mastigar devagar e com atenção pode ser um aliado contra o excesso de comida. Renan explica que o cérebro leva um tempo para entender que o corpo já está se alimentando.

“Se a gente come rápido e não mastiga direito, o hipotálamo vai demorar para entender que está na hora de parar de sentir fome. Então a gente acaba comendo mais do que precisa”, diz.

O oposto também se confirma e mastigar com calma permite que o corpo receba o recado mais cedo. “Quando você come devagar, o cérebro entende que já está sendo alimentado e manda a informação de saciedade. Aí você se satisfaz antes mesmo de repetir”, completa.

Segundo o Ministério da Saúde, comer com atenção e em ambiente tranquilo está entre as 10 principais recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Um dos motivos é exatamente esse. A mastigação cuidadosa contribui para o controle do peso e evita transtornos como compulsão alimentar.

Menos gases, refluxo e até cárie: Os benefícios da boa mastigação vão além da digestão e da saciedade. Renan lembra que, ao triturar bem os alimentos, também facilitamos a liberação dos nutrientes no intestino.

“É no intestino que os nutrientes vão ser absorvidos e levados para a corrente sanguínea. Se o alimento estiver bem mastigado, isso acontece com mais facilidade e rapidez”, relata.

Por outro lado, comer com pressa e mastigar mal pode trazer uma série de consequências desconfortáveis. “Gases, constipação, prisão de ventre, refluxo. Todos todos esses transtornos podem estar ligados a uma má mastigação”, alerta o nutricionista.

E não para por aí. O simples ato de mastigar mais também protege os dentes. “Quanto mais a gente mastiga, mais saliva produz. Essa saliva tem elementos que neutralizam os ácidos que provocam cáries. Além disso, evita que fiquem pedaços grandes presos entre os dentes”, afirma.

“Mastigar bastante, com calma, é um hábito simples, mas que traz um impacto enorme para a saúde", conclui Renan.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.