ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Operação de combate ao narcotráfico cumpre mandados em MS e outros 5 estados

Em Mato Grosso do Sul, alvos da investigação são de Itaquiraí, na região sul

Por Helio de Freitas, de Dourados | 05/08/2025 08:29
Operação de combate ao narcotráfico cumpre mandados em MS e outros 5 estados
Agente de grupo especial da PF em um dos locais onde ocorreram buscas (Foto: Divulgação)

A Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) deflagrou nesta terça-feira (5) a “Operação É Tetra”, para cumprir 35 mandados de busca e apreensão contra facções criminosas envolvidas no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Operação policial de combate ao narcotráfico cumpre mandados em seis estados. A ação, denominada "Operação É Tetra", visa desarticular facções criminosas envolvidas em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores que somam R$ 35 milhões.A operação, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), teve início em Santa Catarina e se estendeu para Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. As investigações começaram em setembro de 2023, após a prisão de um foragido da "Operação Trinca de Ases". A Polícia Federal identificou movimentações financeiras suspeitas e um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo pessoas físicas e jurídicas. Em abril de 2024, um integrante da organização foi preso em flagrante com 33 quilos de cocaína.

Em Mato Grosso do Sul, dois mandados foram cumpridos em Itaquiraí, a 405 km de Campo Grande. Também há alvos em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. A investigação é conduzida pela Ficco catarinense.

Além das buscas em endereços ligados aos investigados, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores dos suspeitos e de pessoas jurídicas vinculadas a eles, atingindo montante de R$ 35 milhões.

De acordo com a Polícia Federal, que faz parte da Força Integrada, as investigações começaram em setembro de 2023, após análise de dados apreendidos durante a prisão de um condenado no âmbito da “Operação Trinca de Ases”. Na época, o investigado estava foragido e residindo no interior de São Paulo, onde usava documento falso.

Operação de combate ao narcotráfico cumpre mandados em MS e outros 5 estados
BMW apreendida durante operação desta terça-feira (Foto: Divulgação)

No decorrer da investigação foi constatada expressiva movimentação financeira com indícios de origem ilícita. A ocultação de patrimônio (lavagem de dinheiro) ocorria através de complexa estrutura envolvendo pessoas físicas e jurídicas. Durante o trabalho investigativo, no dia 16 de abril de 2024, a PF prendeu em flagrante um integrante da organização com 33 quilos de cocaína.

Em Santa Catarina, os mandados são cumpridos em Criciúma, Içara, Tubarão, Grande Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, São Francisco do Sul, Campo Alegre e Penha.

No Rio Grande do Sul foi cumprido um mandado na capital Porto Alegre. Já em São Paulo, há mandados em Osasco, Americana, São Roque e São José dos Campos. No Paraná, três mandados foram cumpridos em Curitiba. Outros três foram cumpridos em Goiânia (GO). A Ficco/SC vai divulgar mais detalhes da operação durante a manhã.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.