ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Prefeitura quer ampliar o Mercadão; mas pra onde?

Por Mylena Fraiha | 02/08/2025 07:00
Prefeitura quer ampliar o Mercadão; mas pra onde?
Interior do Mercado Municipal de Campo Grande (Foto: Arquivo)

Ampliação – A prefeita Adriane Lopes anunciou a intenção de ampliar o Mercado Municipal de Campo Grande. No entanto, não apresentou detalhes do projeto, nem previsão para o início das obras. Segundo ela, a proposta contará com a parceria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL). Olhando de fora, difícil entender para qual direção o Mercadão vai crescer, já que um segundo piso é inviável por conta das grandes estruturas de madeira históricas no teto.

Sem data – Sem prazo definido para o envio do projeto dos paquímetros, a prefeita Adriane Lopes (PP) afirmou que a proposta está na fase final. Segundo ela, a parte técnica já foi concluída e a SELC (Secretaria Especial de Licitações e Contratos) está finalizando o edital. “Uma equipe dedicada dentro da secretaria está conduzindo esse processo e, tão logo seja concluído, o edital será publicado”, disse.

Medida imediata – O secretário Anderson Gonzaga afirmou ao Campo Grande News que os guardas filmados agredindo um jovem em situação de rua já estavam afastados antes da divulgação do vídeo pela imprensa. “De imediato, os servidores foram afastados. O afastamento foi publicado antes mesmo da imprensa ter acesso ao caso”, disse, destacando que a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) “agiu com transparência e dentro da legalidade”.

Em andamento – Segundo Gonzaga, os servidores estão afastados por 60 dias. Ele afirma que, no momento, o processo está em fase de sindicância, conduzida pela Corregedoria da Sesdes com apoio do GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial). “A conduta será apurada com todo o rigor da lei. O servidor público também tem deveres e deve atuar com respeito à população”, pontuou.

Liberado - O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve a sentença que absolveu o ex-prefeito de Coronel Sapucaia, Eurico Mariano, da acusação de improbidade administrativa por não repassar à Previdência Social as contribuições descontadas dos salários dos servidores municipais. A ação civil pública movida pelo MPMS (Ministério Público Estadual) tramitava desde 2010.

Sem provas - O Tribunal reconheceu que, embora tenha havido o não repasse, não ficou demonstrada a intenção deliberada de causar prejuízo ao erário ou obter vantagem indevida. De acordo com o relator do caso, desembargador Marco André Nogueira Hanson, a conduta atribuída a Eurico Mariano não configura improbidade segundo os critérios estabelecidos pela Lei de Improbidade Administrativa, que exige prova clara de má-fé ou enriquecimento ilícito.

15 anos - O recurso do MP, inclusive, foi negado mesmo com parecer favorável à condenação. Ao reforçar que nem toda irregularidade administrativa representa um ato de improbidade, o TJ destacou que o caso se enquadra como falha de gestão, mas não como conduta dolosa. O episódio remonta a mais de uma década e, com a decisão unânime do tribunal, o processo é encerrado sem punição ao ex-prefeito.

De olho - A 2ª Promotoria de Justiça de Ivinhema instaurou dois procedimentos administrativos para fiscalizar e acompanhar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos municípios de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul. A ação visa verificar as condições físicas, de recursos humanos e materiais das unidades, com foco na qualidade e

Ferrari - Grife de imóveis em Campo Grande, a Plaenge está entre as incorporadoras brasileiras que aderiram à tendência de associar empreendimentos imobiliários de alto padrão a marcas do universo automobilístico. A empresa firmou parceria com o estúdio italiano Pininfarina, conhecido por desenhar modelos icônicos da Ferrari, para criar o empreendimento Plaenge Design by Pininfarina. Mas esse luxo não subirá por aqui, a obra é em Maringá (PR).