Seu gato é um acumulador? Veja por que ele traz ‘troféus’ para casa
Médico veterinário explica o que há por trás do comportamento comum entre os felinos
Tampinhas de garrafa, pedaços de embalagem de chocolate, emaranhados de cabelo. Para muita gente, isso é só lixo. Mas para alguns gatos, são “troféus” que merecem ser levados com orgulho para dentro de casa, e quem sabe, depositados no tapete da sala como um gesto de carinho. Isso pode ate parecer estranho, mas é um gesto comum e fofo do comportamento felino.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Gatos costumam trazer "presentes" inusitados para seus donos, como lixo, insetos e pequenos animais. Este comportamento, embora possa parecer estranho, é na verdade uma demonstração de afeto e confiança. O instinto de caça herdado dos ancestrais felinos, somado ao laço criado com o tutor, motiva o animal a compartilhar suas conquistas. Veterinários explicam que o "presente" representa a provisão de alimento para a família, um gesto de carinho felino. A recomendação, portanto, é receber a oferenda com gratidão, evitando repreender o animal. A demonstração de afeto fortalece o vínculo entre gato e dono. Mesmo que o hábito persista ao longo da vida do animal, a intensidade tende a diminuir com a idade.
Kamila Monteiro, de 30 anos, conhece bem essa história. Ela é tutora de duas irmãs felinas, Lua e Kira, de apenas 3 meses, e descobriu recentemente que tem uma pequena acumuladora em casa.
“Comecei a encontrar tampinhas de garrafa, embalagens de doces e emaranhados de cabelo pela casa, do nada”, lembra. “Até que testemunhei a Lua entrando pela portinha delas trazendo uma embalagem de chocolate que estava no lixo. Tentei tirar dela, mas ela não deixava. Fugiu de mim com o lixo na boca", conta.
O comportamento se tornou rotina. Enquanto Kira é tranquila, Lua parece determinada a transformar qualquer cantinho de casa em local de caça.
“Pior que ela tem os brinquedinhos dela. Mas parece que quanto mais sujo o objeto, mais ela quer trazer para dentro de casa”, detalha Kamila. “Vi que é normal gatinhos trazerem 'presentes', mas acho que ela não traz para mim, é algo importante para ela mesma", pontua.
Pode parecer só bagunça ou mania de filhote, mas, segundo o médico veterinário Rafael Rodrigues, especializado em medicina felina, esse comportamento tem uma explicação bem mais emocional do que muita gente imagina. “É comum isso acontecer, sim. Gatinho ir lá, pegar e trazer um presente para o tutor. Isso quer dizer que ele confia em você”, afirma.
Para o veterinário, o ato de “presentear” é um misto de instinto primitivo e demonstração de afeto. “É um gesto como se ele tivesse conseguido o almoço para a família. Ele gosta de você e quer demonstrar esse carinho. Mesmo que às vezes o presente seja uma barata ou uma lagartixa”, brinca Rafael.
Mas nem todos os gatos agem assim. “Não são todos que fazem isso, mas a maioria apresenta esse tipo de comportamento em algum momento da vida. É uma questão de personalidade. Cada gato é um gato”, reforça.
Como agir? Aceite com gratidão e cuidado
A recomendação do especialista é simples. Mesmo que o “presente” seja um inseto ou algo nojento, nada de bronca ou punição. “A gente se assusta, claro, mas não deve brigar com o gato. No máximo, agradece com carinho, como se fosse uma criança te dando um desenho rabiscado”, sugere. “É igual amigo secreto, às vezes você ganha um presente ruim, mas agradece e segue a vida”, exemplifica.
Retribuir o carinho, mesmo que seja com um “obrigado, meu filho”, é a melhor maneira de fortalecer o vínculo com o bichano.
Se o seu gato tem esse perfil acumulador desde pequeno, prepare-se pois o hábito tende a permanecer mesmo na velhice. “Sempre vai ter esse perfil. É claro que não com a mesma intensidade de quando era jovem, mas continua”, explica o veterinário.
Por isso, mais do que se preocupar com os objetos espalhados pela casa, o ideal é entender o gesto como uma prova silenciosa de amor.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.