ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Portela jura que Reinaldo já fechou com PL

Por Fernanda Palheta e Gabriela Couto | 03/07/2025 06:00
Portela jura que Reinaldo já fechou com PL
Bolsonaro e Portela em imagem divulgada nas redes sociais.

99,9% – O presidente estadual do PL, Aparecido Portela, o Tenente Portela, garante que está tudo certo para o ex-governador Reinaldo Azambuja oficializar a adesão ao partido. Segundo ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou passar por uma consulta médica de urgência e foi orientado a manter repouso durante todo o mês de julho. Por isso, foi adiada a agenda que vinha sendo articulada para a filiação do tucano. Portela, inclusive, já dá uma data: agosto, após o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal.

Com a bola toda – De acordo com o Tenente Portela, assim que Reinaldo oficializar sua filiação, também assumirá o comando do diretório estadual da legenda. Portela deixará o cargo para que Azambuja conduza os trabalhos rumo às eleições de 2026.

Vaga garantida – Conforme apurado pelo Campo Grande News, Reinaldo Azambuja já tem vaga assegurada para disputar o Senado pelo PL em 2026, inclusive com o número definido: o da legenda acrescido do número 2. Pelo acordo firmado, o partido não lançará outro candidato ao cargo. A segunda vaga de apoio do PL ao Senado será decidida em articulação envolvendo Tereza Cristina, o próprio Reinaldo, Eduardo Riedel, Valdemar da Costa Neto, Rogério Marinho e Jair Bolsonaro.

Aliados em outras frentes – Conforme apuração da coluna, o governador Eduardo Riedel não deve se filiar ao PL juntamente com Azambuja. O destino mais provável para sua candidatura à reeleição é o PP, partido da senadora Tereza Cristina. A senadora, por sua vez, é cotada para compor como vice na eventual chapa presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026.

Coloque-se no seu lugar – O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (PSDB), criticou publicamente a vice-prefeita Ângela Cardoso, a Professora Ângela (PP), por, segundo ele, ter se reunido com vereadores para tratar de repasses à saúde sem autorização. Em vídeo publicado nas redes sociais, Juliano afirmou que não concedeu autonomia à vice para falar em nome da prefeitura.

E a drenagem? – O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) alertou para a necessidade de planejamento urbano diante do anúncio da construção de uma nova unidade do Fort Atacadista no cruzamento das avenidas Ernesto Geisel com Dr. Euler de Azevedo, no bairro São Francisco. O parlamentar reconhece os benefícios econômicos da obra, que deve gerar mais de 200 empregos em uma área de 5 mil m², mas destaca que a região enfrenta problemas históricos de alagamento e trânsito caótico.

Marcha para Jesus – Apesar de ser católico, o governador Eduardo Riedel (PSDB) reservou espaço na agenda para receber o Conselho de Pastores de Campo Grande, que o convidou para participar da Marcha para Jesus, marcada para agosto deste ano.

Antes do recesso – Os deputados estaduais firmaram um acordo de líderes para votar, antes do recesso parlamentar, o projeto de lei que cria o REFIC-II, novo programa do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul que permite a regularização de multas administrativas por prefeituras e gestores públicos, com concessão de descontos. O texto deve ser votado em uma semana no plenário da Assembleia Legislativa.

Até setembro? – A Câmara Municipal de Campo Grande firmou contrato com a empresa Platinum Contabilidade e Gestão Ltda para prestar serviços técnicos especializados de assessoria contábil à Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte Público. O contrato, com vigência de dois meses, entre 1º de julho e 1º de setembro de 2025, tem valor de R$ 55 mil.

Vão aparecer? – A Câmara Municipal instituiu a Medalha Legislativa em homenagem a policiais federais que tenham prestado relevantes serviços em Campo Grande. A honraria será concedida anualmente, preferencialmente na semana do Dia da Polícia Federal, comemorado em 16 de novembro. A homenagem chama atenção para o caráter reservado da função: muitos policiais federais atuam sob sigilo, inclusive evitando a divulgação de suas imagens para garantir o êxito de operações futuras.

Nos siga no Google Notícias