ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Artistas conquistam chegada de espetáculo sul-mato-grossense ao Piauí

“Cabeça de Toco” mistura dança, objetos de madeira e lembranças de infância.

Por Thailla Torres | 27/11/2025 08:54
Artistas conquistam chegada de espetáculo sul-mato-grossense ao Piauí
“Cabeça de Toco” mistura dança, objetos de madeira e lembranças de infância.

Nesta sexta-feira (28), artistas de Campo Grande apresentam o espetáculo “Cabeça de Toco, aqui tudo é mato” no Festival Trisca, em Parnaíba (PI). É a primeira vez que um grupo da capital participa do evento, que é totalmente voltado para crianças.

O trabalho é assinado pelos artistas Renata Leoni, Marcos Mattos, Marcus Perez e Febraro de Oliveira, da Arado Cultural. A ida ao festival acontece por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc.

“Cabeça de Toco” mistura dança, objetos de madeira e lembranças de infância. A inspiração veio da artista sul-mato-grossense Conceição dos Bugres, famosa por esculpir figuras em tocos de madeira.

No palco, uma árvore “derrubada” vira 30 pedaços de madeira que ganham vida. Os artistas brincam, dançam e criam cenas que falam sobre natureza, memória, destruição e renascimento. É um trabalho poético, fácil de entender e cheio de imagens que despertam imaginação, especialmente das crianças.

Os artistas participam do festival por três dias:

Sexta (28)

  • 9h30 – Mediação artística “Desimaginar o mundo”, na Escola Ministro Reis Veloso

  • 15h – Ação com crianças na Oficina Esperanza

Sábado (29)

  • 8h às 10h – Encontro “Cabeça de Toco, todo mar aqui é mato”, na praia Pedra do Sal

Segunda (1º/12)

  • 8h30 – Fórum “Fala na Lata”, com crianças da UFDPAR

  • 19h – Apresentação do espetáculo no Teatro Saraiva

O grupo reúne diferentes trajetórias e idades, como Renata Leoni, 62, ex-bailarina de grupos históricos do MS; Marcos Mattos, 40, diretor da Arado Cultural e ex-diretor da Cia Dançurbana; Febraro de Oliveira, 26, escritor premiado; Marcus Perez, 25, artista da cena e pesquisador de danças brasileiras.

O festival segue até a próxima semana, com programação dedicada à arte, à brincadeira e à imaginação.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.