ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Cerrado Abierto abre inscrições para oficinas gratuitas de dança

Por Thailla Torres | 05/11/2025 07:56
Cerrado Abierto abre inscrições para oficinas gratuitas de dança
Além das oficinas, a mostra também vai ter espetáculos nacionais e internacionais, exposição, roda de conversa e mostra de videodanças.

A 5ª edição do Cerrado Abierto – Mostra de Danças Contemporâneas está com inscrições abertas para quatro oficinas gratuitas, que acontecem entre os dias 13 e 16 de novembro, em Campo Grande. As atividades serão conduzidas por artistas do Brasil, Uruguai e Argentina, e são abertas a todos os corpos e níveis de experiência.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 5ª edição do Cerrado Abierto - Mostra de Danças Contemporâneas oferece quatro oficinas gratuitas em Campo Grande, entre 13 e 16 de novembro. As atividades serão ministradas por artistas do Brasil, Uruguai e Argentina, abrangendo diferentes estilos e técnicas de dança. O evento, realizado pela Arado Cultural com apoio do programa Iberescena, Funarte e Ministério da Cultura, também inclui espetáculos nacionais e internacionais, exposições e rodas de conversa. A programação tem como foco discutir corpo, gênero e sexualidade através da arte, com destaque para oficinas de Voguing e dança contemporânea.

O evento é realizado pela Arado Cultural, com apoio do programa Iberescena, da Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal. Além das oficinas, a mostra também vai ter espetáculos nacionais e internacionais, exposição, roda de conversa e mostra de videodanças.

Segundo a curadora Renata Leoni, a proposta desta edição é discutir corpo, gênero e sexualidade por meio da arte. “Abrir é verbo e manifesto. Celebramos a potência queer, aquilo que rompe o visível e questiona as certezas sobre o que um corpo pode ser”, explica.

Oficinas inéditas e gratuitas

A programação começa no dia 13 (quinta-feira), com a oficina “Vivência Ballroom – Empoderamento, Corpo e História”, ministrada pelo coletivo Hands UP MS, na sala Conceição Ferreira do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O grupo, referência nacional na cena Ballroom, propõe uma imersão na história e na dança Voguing, com foco em corpo, identidade e liberdade.

No dia 14 (sexta-feira), é a vez da artista uruguaia Eugenia Chirimini apresentar “SOUL TRAINING: Laboratório humanizar as máquinas e tecnologizar os corpos”, também no Centro Cultural José Octávio Guizzo. A oficina une dança contemporânea e tecnologia, explorando sons eletrônicos e movimento em uma experiência sensorial e criativa.

No dia 15 (sábado), o brasileiro Trailblazer Félix Pimenta, referência nacional no movimento Ballroom, ministra a oficina “Vogue Old Day”, no Studio 2 (Rua Brasil, 17). A proposta é prática e teórica, com introdução ao voguing, técnicas de performance e história da cena.

Encerrando a programação, no dia 16 (domingo), o argentino Iván Haidar realiza a oficina “Imagine um buraco e caia”, na sala Conceição Ferreira. A proposta é treinar a imaginação e transformar ideias em gestos, explorando composições em tempo real.

Como participar

Todas as oficinas são gratuitas, e as inscrições devem ser feitas pelo site www.cerradoabierto.com.br, na aba “Oficinas”.

O Cerrado Abierto acontece de 13 a 16 de novembro, em diferentes espaços culturais da cidade. Mais informações pelo telefone (67) 98115-6071 ou pelo Instagram @aradocultural.