Morre Hermeto Pascoal, ícone da música instrumental, aos 89 anos
Músico era conhecido como "o bruxo dos sons"
O compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal morreu neste sábado (13), aos 89 anos, no Hospital Samaritano Barra, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro (RJ). A morte ocorreu às 19h22 (de MS), em decorrência de falência múltipla dos órgãos, segundo os médicos resposáveis.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A família e a equipe do músico confirmaram a notícia nas redes sociais, informando que ele estava cercado por familiares e pelo grupo de músicos que se apresentava no momento.
Em comunicado oficial, a equipe escreveu: "Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva."
Hermeto era conhecido como "o bruxo dos sons" e ganhou destaque internacional ao provar que se pode fazer música complexa com panelas, chaleiras, brinquedos e até animais. Três vezes vencedor do Grammy Latino, o alagoano iniciou a carreira aos 10 anos tocando acordeom com o irmão e só começou a escrever partituras aos 41 anos.
Ele residia em Bangu, na Zona Oeste do Rio, e manteve a carreira ativa mesmo na velhice.
Entre julho e agosto deste ano, Hermeto fez nove shows na Europa, em sete países. No Brasil, sua última apresentação foi em junho no Circo Voador, no Rio de Janeiro, dias antes de completar 89 anos, transformando o local em festa para amigos, fãs e familiares. Em 2024, lançou o álbum "Pra você, Ilza", homenagem à mãe de seus filhos e companheira de longa data.
Ao longo da carreira, Hermeto integrou o Quarteto Novo nos anos 1960 e atuou com nomes como Airto Moreira, Flora Purim e Miles Davis. Recebeu títulos de doutor honoris causa da Juilliard, nos Estados Unidos, e das universidades federais de Paraíba e Alagoas. Ele deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.