Aos 62 anos, policial encara 26 dias de bike para chegar a Ubatuba
Há 10 anos, Sátiro José Teixeira ganhou uma bicicleta que ficou encostada e hoje ele viaja com ela

Há 10 anos, Sátiro José Teixeira ganhou uma bicicleta que ficou encostada, juntando poeira. No aniversário de 60, tudo mudou. Ele resolveu andar com ela e, não só isso, fazer uma viagem de Campo Grande a São Paulo. Dois anos depois, o policial rodoviário federal aposentado foi além: juntou o necessário, subiu na bicicleta e partiu rumo a Ubatuba, cidade do litoral paulista. Ao todo, são quase 1.400 km pedalados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Policial rodoviário federal aposentado, Sátiro José Teixeira, de 62 anos, iniciou uma jornada de bicicleta de Campo Grande até Ubatuba, no litoral paulista. A viagem de 1.400 quilômetros começou na segunda-feira (22) e deve durar 26 dias. Esta é a segunda aventura do ciclista, que em maio de 2023 pedalou até São Paulo para comemorar seus 60 anos. Teixeira, que descobriu o ciclismo tardiamente, planeja percorrer entre 80 e 100 quilômetros por dia, fazendo paradas estratégicas em cidades como Três Lagoas, São Manuel e Taubaté.
A jornada começou na madrugada desta segunda-feira (22) e o ciclista estima que vá chegar ao destino no dia 18 de outubro. Sem medo da estrada e de passar 26 dias cruzando parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país, José conta que a motivação maior, além da viagem e do momento sozinho, é mostrar para as pessoas que é possível realizar sonhos.
Toda a história de pedal começou em maio de 2023. Para comemorar o aniversário de um jeito diferente, ele decidiu fazer a primeira viagem. O objetivo era curtir a data no bairro do Bexiga, tradicional em São Paulo e local que ele frequentava durante a juventude.
“Comecei a treinar em janeiro de 2023 e, no dia 1º de maio, eu saí para chegar a Sampa no dia 19 de maio. Foi desafiador e superei limites que eu não imaginava conseguir superar. Gostei da ideia e planejei outra viagem até Ubatuba, praia que eu frequentava quando era mais novo. Há uma serra muito sinistra, perigosa e linda demais entre as cidades de Taubaté e Ubatuba. Eu ficava fascinado quando descia por ela de carro para ir à praia.”
O planejamento para o novo desafio começou um ano depois da primeira viagem. Para isso, os treinos foram intensos e começaram em janeiro de 2024. A meta era fazer a viagem até a primavera. Ele até tatuou no braço o nome da aventura, "Trip da Primavera", para nunca mais esquecer.
A primeira parte do roteiro passa por Água Clara e Três Lagoas. Já a segunda passa por São Manuel (SP), São Pedro (SP), Taubaté (SP), São José do Piratininga (SP) e Ubatuba. A viagem é feita aos poucos, parando nas cidades para descansar e conhecer.
“Minha mãe mora lá em Três Lagoas, fico dois dias descansando e vou para a segunda parte pela Marechal Rondon rumo a uma cidade chamada São Manuel, uma cidade depois de Bauru. Vou parando, ando de 80 a 100 km por dia, paro nas cidades, descanso e, no outro dia cedo, saio para o próximo destino.”
Sátiro comenta que nunca foi uma pessoa que gostou de bicicleta, mas que ganhou uma boa aos 50 anos e a deixou parada por muito tempo. Depois da primeira viagem, a bike passou a ser a principal atividade dele.
“Eu faço outras coisas também: corro, faço Pilates acrobático, mas hoje ela é minha principal atividade e me mantém em forma. Procuro manter a saúde. Uma coisa de que gosto nessas cicloviagens, sozinho, é que tenho tempo para refletir.”
O policial aposentado conta que não teme a estrada porque viveu na profissão durante 22 anos e nela encontrou coisas muito piores que o medo de acidentes.
“Não tenho medo. Os perigos que eu corri nesse tempo eram bem maiores do que os que corro com a bike. Gosto de estrada, de pedalar e de viajar. Até hoje não passei por nenhum perrengue nem corri nenhum risco. É lógico que há lugares em São Paulo e Campinas que são muito movimentados e a atenção tem de ser total. São muitos veículos e o pessoal não respeita o ciclista.”
A volta será de carro, junto com a esposa, que vai encontrá-lo na praia. “Depois de Ubatuba vou ficar uns dias sozinho, aí vou para São Sebastião com uns amigos de Campo Grande que vão para lá, e minha esposa vai também.”
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.