Fiéis poderão visitar quarto onde Papa João Paulo II esteve na Capital
Após 34 anos, réplica estará disponível para visitação a partir de março de 2026, a entrada será gratuita
Fiéis poderão visitar o quarto em que o Papa João Paulo II esteve hospedado quando visitou Campo Grande, em 1991. Quem sempre teve curiosidade de ver o local onde o "Papa Pop", símbolo da Igreja Católica dormiu e rezou, poderá conhecer o espaço em março de 2026. O cenário, porém, não será o original, para preservar o imóvel, mas uma réplica com todo o mobiliário, crucifixos, quadros e louças idênticos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em março de 2026, uma réplica do quarto onde o Papa João Paulo II se hospedou durante sua visita a Campo Grande, em 1991, será aberta à visitação pública. A iniciativa faz parte das comemorações dos 130 anos da Missão Salesiana em Mato Grosso do Sul. O espaço, localizado na Rua Barão do Rio Branco, contará com dez ambientes temáticos, incluindo a reprodução fiel do dormitório papal com mobiliário, crucifixos e objetos pessoais. A visita histórica do pontífice reuniu mais de 100 mil fiéis na capital sul-mato-grossense, sendo sua segunda passagem oficial pelo Brasil.
O memorial faz parte das comemorações pelos 130 anos da chegada da Missão Salesiana ao Centro Oeste brasileiro. O quarto poderá ser visitado na Rua Barão do Rio Branco, número 1811, com agendamento prévio. A entrada será gratuita. A data exata para a abertura ainda não foi divulgada.
Apesar da passagem histórica do pontífice pela Capital sul-mato-grossense ter ocorrido há 34 anos, essa é a primeira vez que as relíquias do quarto poderão ser vistas pelo público em geral, mesmo que não sejam as originais.
De acordo com a organização, além do cômodo, haverá outros nove ambientes divididos em núcleos temáticos. Cada espaço foi pensado para integrar elementos museológicos, pedagógicos e pastorais das Missões Salesianas. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva ao público.
“Será reproduzido um espaço fiel ao quarto utilizado por ele durante sua visita à Inspetoria Salesiana de Campo Grande, com objetos e projeção audiovisual da visita. Será uma reprodução completa, com cama, mesas laterais, luminárias, genuflexório, crucifixo, escrivaninha, cadeira, quadros de parede, roupa de cama e louças”, informou a Missão Salesiana.

Até os utensílios que o Papa usou durante refeição estará presente no quarto, assim como uma medalha que ele presenteou à Missão Salesina. Desde a visita, o quarto em que ele pernoitou permanece como era, recebendo apenas manutenções necessárias ao longo dos anos.
João Paulo II ficou conhecido como o “Papa Pop” por sua humildade e proximidade com o povo. A visita foi breve, ele permaneceu menos de um dia na cidade, mas foi o suficiente para reunir milhares de fiéis.
O pontífice foi recebido na Base Aérea de Campo Grande pelo então arcebispo Dom Vitório Pavanello. O trajeto até a Casa da Missão Salesiana, se transformou em uma verdadeira carreata papal.

Na Paróquia Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora está guardado o madeiro do altar no qual o Papa presidiu a missa campal. Todos os objetos tocados e utilizados pelo pontífice durante sua estadia estão preservados na sede.
João Paulo II foi o primeiro Papa a visitar o Brasil, mas só esteve em Mato Grosso do Sul na segunda de suas três vindas oficiais ao País. Ele foi aguardado por mais de 100 mil pessoas para a Santa Missa.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: