ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Ogum e Iansã serão regentes de 2026 e prometem caminhos abertos

Ano favorece conquistas profissionais, decisões e quebra de demandas

Por Clayton Neves | 28/12/2025 07:23

 Ogum e Iansã serão regentes de 2026 e prometem caminhos abertos
Imagens de Ogum e Iansã, orixás cultuados na Umbanda. (Foto: Juliano Almeida)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Na Umbanda, os orixás Ogum e Iansã serão os regentes espirituais de 2026, segundo o umbandista Pai Everton de Ogum. O período será marcado pela abertura de caminhos e quebra de obstáculos espirituais e materiais, beneficiando especialmente áreas como trabalho e projetos pessoais.Ogum, orixá da guerra e das batalhas, junto a Iansã, senhora dos ventos e das transformações, formam uma combinação poderosa de proteção contra demandas negativas. Para se alinhar a essas energias, são recomendados banhos rituais com ervas específicas, sempre realizados com forte intenção e acompanhados de esforço pessoal.

Com a virada do calendário se aproximando, cresce a curiosidade de muita gente sobre qual energia espiritual vai marcar o próximo ciclo. Na Umbanda, essa leitura é feita a partir dos orixás regentes do ano. Para 2026, quem assume esse comando, segundo o umbandista Everton Soares, o Pai Everton de Ogum, são Ogum e Iansã, dois orixás ligados à força, proteção e transformação.

Pai Everton está na Umbanda há 19 anos e explica que o próximo ano será marcado, principalmente, pela abertura de caminhos e pela quebra de obstáculos espirituais e materiais. “Para o ano que vem, o ano vai se iniciar com Ogum e Iansã tomando conta. Eles são os verdadeiros quebra de demanda”, afirma.

Na prática, isso significa um período em que as pessoas tendem a enfrentar menos impedimentos para alcançar objetivos. “São orixás da abertura de caminho. Dentro da Umbanda, eles fazem parte da falange da lei, são regentes da lei. Atuam na proteção, na defesa espiritual”, explica.

 Ogum e Iansã serão regentes de 2026 e prometem caminhos abertos
Pai Everton de Ogum atua há 19 anos na religião. (Foto: Juliano Almeida)

De acordo com Pai Everton, quando se fala em “demanda”, o termo não se refere apenas a problemas visíveis do dia a dia. “Demanda seria olho gordo, ataques espirituais, inveja e por aí vai”, detalha. Por isso, Ogum e Iansã são vistos como orixás de extrema proteção.

Ogum é conhecido como o orixá da guerra, o general das batalhas, aquele que abre caminhos com coragem e determinação. Já Iansã, senhora dos ventos, é ligada à transformação, às mudanças rápidas e profundas. “Ela é a rainha da transformação. Ogum vem com a guerra, com a força da batalha. A gente junta a abertura de caminhos com o vento da transformação”, resume.

Segundo o pai de santo, essa regência pode impactar diretamente áreas como trabalho, carreira e projetos pessoais. “Caminhos abertos significa menos impedimento para alcançar o objetivo. Por exemplo, quem busca um emprego, quem quer subir de cargo, quem quer destravar alguma coisa na vida”, detalha.

 Ogum e Iansã serão regentes de 2026 e prometem caminhos abertos
Apesar de toda simbologia, pai de santo lembra que nada acontece sem esforço pessoal.(Foto: Juliano Almeida)

Para quem acredita e deseja se alinhar à energia dos orixás regentes, Pai Everton deixa algumas orientações comuns dentro da Umbanda. Uma delas é o banho de ervas, sempre feito do pescoço para baixo.

“Para Ogum, pode fazer um banho vence-demanda. É só amacerar a folha em água fria até a água ficar verde. Depois joga do pescoço para baixo”, orienta. Já para Iansã, a indicação é usar folha de pitanga com manjericão. “Sempre tomar do pescoço para baixo”, pontua.

Mais importante do que os ingredientes, segundo ele, é a intenção. “Sem sombra de dúvidas é muito importante mentalizar. Toda vez que for amacerar as folhas de um banho, você precisa elevar o pensamento no objetivo que quer alcançar”, relata o líder religioso.

Apesar da forte simbologia espiritual, Pai Everton faz questão de frisar que nada acontece sem esforço pessoal. Para ele, a mensagem central de 2026 é clara. “O conselho é levantar cedo, trabalhar, mostrar que realmente é digno e merecedor do que tem para receber”, finaliza.

 Ogum e Iansã serão regentes de 2026 e prometem caminhos abertos

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.