Professoras fazem 'semana do saco cheio' delas com viagem todo ano
Grupo já foi para Bonito, Porto Seguro e está com viagem marcada para Porto de Galinhas

Na escola, elas ensinam biologia, português, geografia e artes, mas quando o calendário aponta para o mês de outubro, especialmente para a ‘semana do saco cheio’, elas trocam o quadro e o giz para curtir dias de praia, passeios e brindes à vida.
É desse jeito que um grupo de professoras de Aquidauana se une todos os anos para celebrar a amizade de anos, e se desconectar da rotina da sala de aula para recarregar as energias.
A cabeça por trás da aventura é a professora Andréa Cristiani Vicentini Anderson, de 56 anos, que compartilhou com as amigas a paixão que tem por viagens. “Eu adoro viajar e sempre montei excursão com os alunos. Um dia sugeri que a gente viajasse e elas me disseram para organizar”, explica.
Andréa assume todo papel burocrático que ela garante que ama fazer. Pesquisa preços, conversa com agências, recebe pacotes, compara valores e, depois disso, coloca tudo para votação.
“A gente fica pesquisando até dar um preço legal. Daí eu falo com elas e a gente vota para qual destino vamos. Ano passado foi Porto Seguro, esse ano vai ser Porto de Galinhas, e também já fomos Bonito”, conta.
A turma já teve variações no elenco, mas a sintonia é a mesma. “Para Porto Seguro fomos eu, Rosy, Nilvana, Catarina, Vera, Lindomar, Lourdinha e Sheila”, lista. Para Porto de Galinhas, assim como Bonito, o grupo está menor, cinco professoras. “Mas a energia é a mesma. Quem não for dessa vez, na próxima vai de novo”, pontua Andréa.
Rosy Romualdo, de 55 anos, outra integrante da turma de professoras, diz que o principal requisito do grupo é a alegria. “A gente quer se divertir, passear, rir. Para entrar no grupo tem que ter disposição e bom humor”, revela.
Para ela, as viagens são verdadeiros refúgios para reequilibrar a mente. “Desde a hora que a gente sobe no avião já é gostoso. É um momento para desestressar. A gente esquece da sala de aula, tira foto, toma uma cervejinha, depois volta com energia pra aguentar o resto do ano”, explica Rosy.
Além de cultivar os laços antigos, cada viagem fortalece ainda mais a conexão entre elas. “A gente fica no mesmo quarto, acorda junta, toma café, faz passeio o dia todo, volta, se arruma e já sai de novo. Conhecemos tudo na cidade”, explica.
A viagem deste ano para Porto de Galinhas já está garantida, no entanto, mesmo antes de embarcarem para mais uma aventura entre amigas, elas já estão de olho no próximo destino. “A gente já fica programando o próximo destino antes mesmo de voltar. É maravilhoso”, completa Rose.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.