ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Entre penas e samba, Vila Carvalho transforma desfile em alerta ambiental

Enredo une Pantanal e Amazônia em apresentação que pede consciência e preservação da vida

Por Geniffer Valeriano | 17/01/2026 07:11
Entre penas e samba, Vila Carvalho transforma desfile em alerta ambiental
Neste ano, Vila Carvalho levará arara para representar o Pantanal e a Amazônia (Foto: Osmar Veiga)

Com a arara azul e a arara vermelha como símbolos centrais, a Unidos da Vila Carvalho levará uma mensagem de conscientização ambiental para a Praça do Papa. Segundo o mestre de bateria Wlauer Carvalho, juntas, as aves representam o Pantanal e a Amazônia, dois dos principais biomas do Brasil.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Unidos da Vila Carvalho levará para a Praça do Papa um enredo sobre conscientização ambiental, tendo como símbolos centrais a arara azul e a arara vermelha, representando o Pantanal e a Amazônia. O tema "O Canto da Arara Azul – um elo entre Pantanal e Amazônia, um chamado à vida" foi escolhido em resposta às recentes queimadas e destruição ambiental nesses biomas. A escola, atual campeã do Carnaval de Campo Grande, contará com cerca de 600 integrantes no desfile. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de fevereiro, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo YouTube da Lienca, reunindo sete escolas de samba com enredos que abordam identidade, ancestralidade e resistência.

O enredo da escola de samba neste ano será “O Canto da Arara Azul – um elo entre Pantanal e Amazônia, um chamado à vida”. De acordo com Wlauer, os acontecimentos registrados nos últimos anos nos dois ecossistemas foram determinantes para a escolha do tema.

“O enredo nasceu pelo que está acontecendo com o nosso Pantanal e a Amazônia: as queimadas, a destruição do meio ambiente e o amor pela vida, justamente porque os dois são o pulmão da Terra”, explicou.

Entre penas e samba, Vila Carvalho transforma desfile em alerta ambiental
Bateria da Vila Carvalho levará mensagem de concientização ambiental para avenida (Foto: Osmar Veiga)

Antes mesmo da idealização da narrativa deste ano, a arara já fazia parte da identidade da Unidos da Vila Carvalho. A ave, símbolo da escola, irá usar seu canto para provocar o público a refletir sobre o passado, o presente e o futuro dos dois biomas.

“A ligação entre o Pantanal e a Amazônia quem faz são as duas araras. A azul, do nosso Pantanal, e a vermelha, representando o Amazonas. É o canto de uma com a outra pedindo socorro. A mensagem é para que o ser humano tenha consciência”, comenta.

Para transmitir esse recado à plateia, cerca de 600 pessoas devem participar do desfile da escola. Outros elementos também farão parte da apresentação, mas seguem mantidos em segredo.

Entre penas e samba, Vila Carvalho transforma desfile em alerta ambiental
Entre penas e samba, Vila Carvalho transforma desfile em alerta ambiental
Elementos do desfile são mantidos em segredo (Foto: Osmar Veiga)

A preparação dos figurinos, carros alegóricos e demais recursos começou em julho de 2025. Segundo o mestre de bateria, aproximadamente 30 pessoas estão diretamente envolvidas no trabalho. “Contamos sempre com a participação da nossa comunidade, com muito amor pela nossa Verde e Rosa”, finaliza.

A Unidos da Vila Carvalho vem de uma conquista no Carnaval de Campo Grande. Em 2025, a escola garantiu o título pela 22ª vez com o enredo “De Matriarca à Força Feminina da Nação Verde e Rosa”, homenagem a Inêz Mônica de Castro, que completa 83 anos em 2025, sendo 50 deles dedicados ao Carnaval.

 O desfile das escolas de samba de Campo Grande está marcado para os dias 16 e 17 de fevereiro, a partir das 19h, na Praça do Papa, no Bairro Santo Amaro. A entrada será gratuita e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da Lienca.

Entre penas e samba, Vila Carvalho transforma desfile em alerta ambiental
Mestre-sala e porta-bandeira da Unidos da Vila Carvalho durante desfile de 2025 (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Além da Unidos do Carvalho, mais seis escolas de samba irão desfilar. As agremiações apostam em enredos que dialogam com identidade, ancestralidade, fé e resistência. A Cinderela Tradição do José Abrão apresenta o enredo “Diásporas – Por um futuro que não repita o passado”.

A Igrejinha desfila com o enredo “Soraya – A mulher que vira onça”, enquanto a Os Catedráticos do Samba propõe uma viagem no tempo com “De volta ao passado – Os catedráticos do samba em um flashback de emoções”.

A Deixa Falar escolheu o tema “Águas” e a Unidos do Bairro Cruzeiro apresenta “Emília com seu pó de pirlimpimpim nos leva para o reino encantado que me faz sonhar”. Já os Herdeiros do Samba apresentarão o enredo “Acolhimento, carinho, interação, esperança, proteção. ACIESP é Coração”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.