ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  31    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Fronteira Guarani leva a música de Mato Grosso do Sul para São Paulo

Alzira E, Marina Peralta, Hermanos Irmãos e Brô MCs levam música fronteiriça para São Paulo

Por Thailla Torres | 31/10/2025 13:25
Fronteira Guarani leva a música de Mato Grosso do Sul para São Paulo
Espetáculo Fronteira Guarani, que reúne Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos. (Foto: Thamisres Mulatinho)

A música sul-mato-grossense ganha destaque nacional com o espetáculo Fronteira Guarani, que reúne Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos. O show será apresentado nesta sexta (31) e sábado (1º) na CAIXA Cultural São Paulo, na Praça da Sé, com entrada gratuita.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O espetáculo Fronteira Guarani, que reúne artistas de Mato Grosso do Sul, será apresentado na CAIXA Cultural São Paulo nos dias 31 de março e 1º de abril, com entrada gratuita. O show mistura diversos estilos musicais como polca, guarânia, rock, reggae e rap em guarani, refletindo a influência cultural da fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia.O projeto conta com a participação de Alzira E, pioneira da música fronteiriça, o duo Hermanos Irmãos, Marina Peralta e o Brô MCs, primeiro grupo de rap indígena do Brasil. A apresentação destaca a diversidade cultural sul-mato-grossense e valoriza as raízes da região, especialmente a cultura indígena Guarani Kaiowá.

O projeto é um encontro de estilos e gerações que representam a diversidade cultural da fronteira de Mato Grosso do Sul. No palco, os artistas misturam polca, guarânia, rock, reggae e rap em guarani, formando uma sonoridade única inspirada na convivência entre Brasil, Paraguai e Bolívia.

Cada um dos artistas traz sua identidade e trajetória. Alzira E, pioneira da música fronteiriça desde os anos 1970, é referência nacional e já teve canções gravadas por Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Itamar Assumpção. O duo Hermanos Irmãos, formado por Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, revisita clássicos regionais e explora os ritmos do universo guaranítico. No show, eles terão a participação especial do violeiro Raphael Vital, destaque da nova geração de músicos sul-mato-grossenses.

Já Marina Peralta e Brô MCs representam o presente da música de fronteira, trazendo a força do rap e do reggae com mensagens de resistência, pertencimento e valorização da cultura indígena. “O show Fronteira Guarani é uma união de sonoridades e narrativas, um espaço de fortalecimento da autoestima e das raízes sul-mato-grossenses”, resume Marina, que também assina a direção musical.

Formado por Bruno Veron, Clemerson Batista, Charlie Peixoto e Kelvin Mbaretê, além do DJ Jhon, o Brô MCs é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil. Suas letras, em português e guarani, retratam o cotidiano dos povos Guarani Kaiowá das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados (MS).

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.