Já conhece o tiriba-fogo? Para vê-lo, só estando em Mato Grosso do Sul
Além do periquito, o Estado tem uma lista de pássaros que são característicos daqui
Mato Grosso do Sul tem chamado cada vez mais atenção para a observação de pássaros, mas você sabia que uma espécie só pode ser vista por aqui? E que, além dela, outras até aparecem nas vizinhanças, mas estão ainda mais em peso em MS?
Na região de Bodoquena e do Pantanal, o pequeno periquito tiriba-fogo aparece durante todos os meses. É ele a espécie que só aparece em MS. Mas, para garantir a observação, a dica é acordar cedo e acompanhar o momento em que ele está mais ativo. “É uma espécie que vocaliza muito enquanto voa. Facilita na localização dos grupos”, descreve a Fundação de Turismo de MS.
Falando sobre grupos, o pássaro de cauda amarelo-esverdeada costuma estar com bandos de 6 a 12 indivíduos, ou seja, garantia de fotos com vários deles.
Mais fácil de encontrar, o rapazinho-do-chaco também faz MS especial e chama atenção pelas suas cores e seu bico. Por aqui, é uma das espécies mais famosas e costuma aparecer nas fotografias dos observadores com recorrência.
“Tente capturá-lo em repouso, pois ele possui canto sonoro harmonioso, e permanece pousado quando vocaliza. O rapazinho-do-chaco pode ser visto o ano todo e em todas as regiões turísticas do estado”.
Em terceiro lugar na lista da Fundação de Turismo, temos o cara-suja-do-pantanal, uma das aves que são possíveis de ver por aqui, na Bolívia. Argentina e no Paraguai. Mas o melhor local, segundo a fundação, é Corumbá e Ladário.
O animal tem cerca de 25 centímetros de um “capuz” marrom, além de um colar cinza largo. Os extremos das suas asas são azuis com verde-amarelado por baixo. Já o rabo e parte do ventre são vermelhos opacos.
“Hoje os municípios de Corumbá e Ladário têm as maiores concentrações de registros no WikiAves. As aves empoleiradas podem ficar em silêncio por períodos prolongados. Para localizá-los, fique atento aos voos em bando, quando emitem suas vocalizações”.
Também representando MS, o choca-da-Bolívia é difícil de ser encontrado no Brasil, mas está com grande peso em Ladário e Corumbá. No seu caso, para as fotografias, é necessário ficar atento com o canto, já que costuma ficar parado nos galhos e em arbustos.
Por último, o quinto pássaro que se tornou um dos representantes de MS é o papa-taoca-do-Pantanal. Uma de suas principais características é nunca estar parado, já que sempre está em busca de formigas e insetos no solo.
“Com sua plumagem preta e seu comportamento quase furtivo, ele se destaca pela rapidez e pelo olhar vermelho atento, enquanto explora o solo pantaneiro”, completa o relatório da Fundação de Turismo.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.