ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

“Sons do Pantanal” começa hoje e leva música clássica a três cidades de MS

De quinta (11) a sábado (13), a camerata Francis David Vidal Ensemble percorre municípios

Por Thailla Torres | 11/12/2025 07:31
“Sons do Pantanal” começa hoje e leva música clássica a três cidades de MS
Formado por 13 músicos, o Ensemble apresenta arranjos inéditos criados pelo maestro, violinista e pesquisador Francis David Vidal.

A partir desta quinta-feira (11), a camerata Francis David Vidal Ensemble inicia a circulação do projeto “Sons do Pantanal”, que une música clássica e ritmos regionais como chamamé, guarânia, rasqueado e siriri. Serão três dias de concertos gratuitos em Brasilândia, Aparecida do Taboado e Três Lagoas.

Formado por 13 músicos, o Ensemble apresenta arranjos inéditos criados pelo maestro, violinista e pesquisador Francis David Vidal. A proposta é transformar alguns dos ritmos mais tradicionais do Estado em música de câmara, aproximando a identidade sonora sul-mato-grossense do universo da música de concerto.

Segundo Francis, o projeto nasceu do desejo de mostrar a sofisticação dos gêneros regionais. “O chamamé, a guarânia e tantos outros ritmos do MS são parte do nosso território emocional. Transformá-los em obras camerísticas preserva a essência e amplia horizontes”, afirma.

A circulação começa hoje em Brasilândia, onde a coordenadora municipal de Cultura, Jhenifer Ragnaroni, destaca a importância de ações como esta para o interior do Estado. “Brasilândia vive um momento de grande abertura cultural. Quando a música clássica encontra nossa identidade regional, ela desperta pertencimento e emoção”, diz.

Além dos concertos, o projeto prevê materiais digitais, como concerto online e mini-documentário, para ampliar o acesso ao público que não reside nas cidades da circulação. Todos os eventos contam com intérprete de Libras, monitores e espaços reservados para PcDs e pessoas com sobrepeso.

A camerata reúne músicos de violino, viola, cello, contrabaixo e piano, todos sob direção de Francis Vidal. A equipe também inclui intérprete de Libras, monitor de acessibilidade e produção executiva.

O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e Governo Federal, via edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Mais informações estão disponíveis no Instagram (@francisdavid1).

Programação

Brasilândia
Quinta-feira (11), às 19h30
Local: Centro de Convivência Professora Lídia Martins dos Santos – Rua José Francisco da Silva, s/n

Aparecida do Taboado
Sexta-feira (12), às 20h
Local: Praça da Matriz – Rua Francisco de Queirós, s/n, Centro

Três Lagoas
Sábado (13), às 19h30
Local: Auditório Maior da UFMS – Campus II – Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484, Distrito Industrial II