ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 25º

Lado Rural

Agro impulsiona PIB brasileiro com alta de 11,6% até terceiro trimestre

Economia ganha força com salto na produção de milho, laranja, algodão e trigo, diz IBGE

Por Gustavo Bonotto | 05/12/2025 21:51
Agro impulsiona PIB brasileiro com alta de 11,6% até terceiro trimestre
Maquinário faz a colheita da soja na safra 2018/2019. (Foto: Arquivo/Semagro)

A agropecuária brasileira registrou alta de 11,6% e impulsionou o crescimento do Produto Interno Bruto no acumulado até o terceiro trimestre de 2025, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) compilados pelo Mapa (Ministério de Agricultura e Pecuária), divulgados nesta sexta-feira (5).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A agropecuária brasileira registrou crescimento de 11,6% até o terceiro trimestre de 2025, impulsionando o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que avançou 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do IBGE divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.O setor foi beneficiado pelo aumento da produção e produtividade das principais culturas, com destaque para o milho (23,5%), laranja (13,5%) e algodão (10,6%). O ministro Carlos Fávaro atribuiu os resultados ao fortalecimento da política agrícola e ao maior acesso ao crédito, que contribuíram para aumentar a competitividade e as exportações do setor.

Conforme o levantamento, o setor avançou graças ao aumento da produção e da produtividade das principais culturas, que ganharam escala em várias regiões do país. O resultado elevou o desempenho da economia nacional, que cresceu 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O PIB variou 0,1% no terceiro trimestre frente aos três meses anteriores, conforme a série com ajuste sazonal. A agropecuária cresceu 0,4%, a indústria avançou 0,8% e o setor de serviços registrou leve alta de 0,1%. O cenário aponta estabilidade no período e confirma a manutenção do ritmo moderado da atividade econômica.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 1,8% e apresentou avanço de 1,9% no Valor Adicionado a preços básicos. Os impostos sobre produtos, líquidos de subsídios, tiveram alta de 1,4%. A agropecuária se destacou com crescimento de 10,1%, sustentado pela pecuária e pelo desempenho das culturas com maior peso na safra.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado em novembro pelo IBGE, mostrou alta na produção de milho, laranja, algodão e trigo. O milho subiu 23,5% e liderou o avanço das lavouras, enquanto a laranja cresceu 13,5% e o algodão 10,6%. O trigo teve alta de 4,5% no período, enquanto a cana-de-açúcar recuou 1,0% e ficou como exceção entre as culturas avaliadas.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que os resultados refletem o fortalecimento da política agrícola no país. Ele destacou que o produtor ampliou a produção com foco em sustentabilidade e em novos mercados. Ele disse ainda que o acesso ao crédito contribuiu para o aumento da competitividade e das exportações.

O PIB acumulado nos quatro trimestres encerrados em setembro avançou 2,7% frente ao período anterior. O Valor Adicionado também cresceu 2,7%, enquanto os impostos sobre produtos líquidos de subsídios tiveram alta de 2,9%. A agropecuária subiu 9,6%, a indústria avançou 1,8% e o setor de serviços registrou crescimento de 2,2%.

A analista das Contas Trimestrais do IBGE, Claudia Dionísio, afirmou que o bom desempenho da produção rural e da atividade mineral impactou positivamente outros segmentos. Ela explicou que o aumento do escoamento de commodities reforçou o setor de transporte. Ela acrescentou que a cadeia logística ganhou força com a maior movimentação de cargas no país.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.