Veja quais serviços do INSS ficarão fora do ar a partir desta terça-feira
Site, aplicativo Meu INSS, telefone 135 e atendimento presencial serão suspensos para manutenção dos sistemas
Os principais canais de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ficarão temporariamente fora do ar a partir das 18h (horário de MS) desta terça-feira (27). A interrupção atinge o site e o aplicativo Meu INSS, além da Central Telefônica 135, e deve durar até o dia 31 de janeiro, segundo informou o governo federal.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com o INSS, a paralisação ocorre por causa de uma manutenção programada nos sistemas previdenciários, conduzida pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação do órgão. O objetivo é atualizar e modernizar as plataformas digitais, com a migração de dados para uma estrutura mais atual, considerada necessária para garantir maior estabilidade, segurança e capacidade de atendimento no futuro.
- Leia Também
- INSS fora do ar faz Justiça Federal pausar processos
- Prazo para devolução de descontos no INSS é estendido até março
Além da suspensão dos canais digitais e telefônicos, não haverá atendimento presencial nas agências da Previdência Social nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. O funcionamento normal deve ser retomado após a conclusão da manutenção.
A manutenção programada acontece após uma sequência de falhas registradas nos últimos dias nos sistemas do INSS. Desde segunda-feira (19), usuários relataram dificuldades para acessar o aplicativo e o site do Meu INSS, com erros de login e páginas que não carregavam corretamente.
Segundo a Dataprev, o sistema enfrentou um aumento considerado atípico no número de acessos. Enquanto a média diária costuma ser de aproximadamente 3,5 milhões de usuários, os acessos ultrapassaram 10 milhões em dois dias consecutivos. O pico foi atribuído a uma combinação de fatores, entre eles o aumento do salário mínimo, que elevou a procura por informações sobre empréstimo consignado, o crescimento no número de desbloqueios de crédito, que passaram a exigir biometria, e a concentração de acessos após o anúncio da indisponibilidade programada dos serviços.
As instabilidades geraram reclamações nas redes sociais e levaram muitos segurados a relatar dificuldades para emitir extratos, consultar benefícios e realizar outros serviços essenciais pela plataforma.
Para minimizar os prejuízos aos segurados durante o período de suspensão, o INSS realizou mutirões de atendimento nos fins de semana anteriores, nos dias 17, 18, 24 e 25 de janeiro. A iniciativa teve como objetivo antecipar atendimentos que estavam agendados para os dias em que os sistemas ficarão indisponíveis.
Quem tinha atendimento presencial marcado para os dias 28, 29 ou 30 de janeiro poderá consultar uma nova data após a conclusão da manutenção, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. O órgão informou ainda que garantirá o reencaixe em dias úteis para os segurados que preferirem.
Em nota, o INSS afirmou que a suspensão temporária dos serviços é necessária para a modernização tecnológica e pediu compreensão à população. O instituto reforçou que a atualização dos sistemas busca evitar novos episódios de instabilidade como os registrados recentemente.


