ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Câmeras registram "retirada estratégica" de onça seguida por grupo de queixadas

Apesar de ser conhecida como uma grande predadora, a fuga faz parte do comportamento natural do felino

Por Geniffer Valeriano | 18/08/2025 14:55

Contra um grupo de mais de 13 queixadas, a onça-pintada Acuri optou pela “retirada estratégica”. A fuga do grande felino foi registrada por câmeras de monitoramento do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), na Reserva Acurizal, na Serra do Amolar, em Corumbá.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma onça-pintada foi flagrada fugindo de um grupo de mais de 13 queixadas na Reserva Acurizal, Serra do Amolar, em Corumbá. O momento foi registrado por câmeras de monitoramento do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) em 27 de junho.Especialistas explicam que, embora as onças sejam grandes predadoras, a fuga faz parte de seu comportamento natural. Enquanto elas são solitárias, as queixadas vivem em bandos e, quando ameaçadas, podem se unir para afugentar até mesmo grandes felinos.

As imagens foram gravadas na tarde do dia 27 de junho, mas só foram divulgadas no Instagram do instituto há dois dias. Na legenda, o IHP questiona: “Sabia que as onças também fogem?”.

Apesar de ser conhecida como uma grande predadora, a fuga faz parte do comportamento natural das onças. “É parte da dinâmica entre predadores e presas”, explica o instituto.

Enquanto as onças-pintadas costumam andar sozinhas, as queixadas vivem em grandes bandos. “Quando ameaçadas, podem se agrupar para afugentar até grandes felinos. É a natureza mostrando que cada espécie tem suas estratégias de defesa e sobrevivência”, conclui o IHP.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.